Influência internacional na política educacional brasileira : uma análise do "novo" ensino médio

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Autor(es): dc.contributorSilva, Monica Ribeiro da, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorWaalwijk van Doorn, Julia van-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:42:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:42:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97475-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97475-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Monica Ribeiro da Silva-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho busca entender o projeto formativo da juventude presente nas recomendações de políticas educacionais do Banco Mundial e presentes na reforma do Ensino Médio proposta por meio da Lei nº 13.415/17. O trabalho consistiu de uma revisão bibliográfica no primeiro e segundo capítulo e de uma análise comparativa no último capítulo. Para tanto, o texto inicia-se traçando um panorama da Lei nº 13.415/2017, apontando os momentos históricos que realizaram esforços similares e tratando das mudanças exatas feitas pela legislação, além de realizar um breve esboço sobre a implantação da reforma. Prossegue-se esclarecendo a atuação do Banco Mundial e de seu histórico, procurando explicitar seu pensamento sobre educação voltada ao Ensino Médio, a partir do aporte teórico da Agenda Globalmente Estruturada para educação. Por último, realizou-se uma análise comparativa, explicitando concepções e direções similares na reforma e em 3 documentos selecionados do Banco Mundial. Observou-se uma aproximação entre os documentos e a lei em 4 eixos: concepções de juventude e educação, incentivo a parcerias público-privadas, integralização do ensino e flexibilização e incentivo ao ensino técnico. Conclui-se que em termos gerais, tanto as recomendações do Banco quanto a reforma do Ensino Médio, caminham para a conformação do Ensino Médio às necessidades do mercado, seja formando trabalhadores nos moldes que busca ou adensando a presença de entidades do setor privado na educação-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do ensino-
Título: dc.titleInfluência internacional na política educacional brasileira : uma análise do "novo" ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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