Portos do Arco Norte ultrapassam outros portos em movimentação de soja e milho

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Autor(es): dc.contributorLoch, Gustavo Valentim, 1985--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão de Operações-
Autor(es): dc.creatorRückert, Sidney-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:16:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:16:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97395-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gustavo Valentim Loch-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Operações-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho investiga as razões pelas quais, em 2022, os portos do Arco Norte superaram os demais portos brasileiros na movimentação de soja e milho. Partindo da contextualização do agronegócio nacional e dos desafios logísticos do escoamento de grãos, definiu-se como problema de pesquisa a identificação dos fatores que impulsionaram essa virada histórica. A metodologia adotada combinou pesquisa bibliográfica em fontes oficiais (ANTAQ, CONAB, PNLP) e estudos de caso sobre investimentos recentes em infraestrutura, como a Lei dos Portos (Lei 12.815/2013), expansão da BR-163 até Miritituba, e projetos de terminais em Santana, Itaqui, Vila do Conde e São Luís. Foram analisados dados de produção e exportação, comparações de custos rodoviários, ferroviários e hidroviários, além de projeções para a conclusão da Ferrogrão. Os resultados indicam que a proximidade com os mercados externos, a multimodalidade ampliada e os aportes em capacidade portuária foram determinantes para a liderança do Arco Norte, embora persistam desafios no alcance pleno da malha ferroviária e na navegação interior. O estudo oferece contribuições práticas para gestores logísticos e caminhos para futuras pesquisas sobre integração modal e impacto socioambiental-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAgroindústria-
Palavras-chave: dc.subjectPortos - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectLogistica portuária-
Título: dc.titlePortos do Arco Norte ultrapassam outros portos em movimentação de soja e milho-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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