Um mapeamento sobre o ensino remoto de ciências e biologia na pandemia de covid-19

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Autor(es): dc.contributorPalcha, Leandro Siqueira, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorGraboski, Tiago Beltrão-
Autor(es): dc.creatorDahle, Rafaela y Ayuso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:34:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:34:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97348-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97348-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Leandro Siqueira Palcha.-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo: A humanidade vivencia um momento histórico devido a identificação do vírus SARS-COV 2, causador da COVID-19. A atual globalização do planeta ocasionou a disseminação extremamente rápida da doença, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. As dificuldades consequentes propiciaram diversos nichos de debate acerca das medidas tomadas e seus impactos. Tais impactos foram incentivo para problematizar quais dados as pesquisas, em especial das áreas de ciências e Biologia, vem desvelando para a educação. O objetivo principal deste trabalho é realizar um mapeamento sobre o ensino remoto de ciências e biologia na pandemia de Covid-19. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica a partir de trabalhos acadêmicos selecionados da base de dados do Google Acadêmico e SciELO, almejando avaliar o panorama atual, dado o cunho emergencial e mundial do assunto. A partir de 20 pesquisas publicadas até o momento, foi possível perceber que mesmo diante de abordagens diversas, em variados níveis de educação e em diferentes países, existe a prevalência de algumas dificuldades apresentadas em comum pela transição do ensino presencial para a modalidade de Ensino Remoto Emergencial, como a necessidade da utilização das TICs, o destaque para a utilização do enfoque CTS e sua importância para a aplicação de metodologias ativas, entre outros. Também foram encontradas críticas e marcas para a educação brasileira com a implementação despreparada deste Ensino Emergencial Remoto (ERE), mas foram revelados muitos aprendizados relativos à nossa capacidade adaptativa, à resiliência de professores e alunos, e às soluções criativas que se revelaram para permitir a continuidade e o desenvolvimento da aprendizagem neste momento vulnerável-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 (doença)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Título: dc.titleUm mapeamento sobre o ensino remoto de ciências e biologia na pandemia de covid-19-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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