Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.contributor | Graboski, Tiago Beltrão | - |
Autor(es): dc.creator | Dahle, Rafaela y Ayuso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97348 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Leandro Siqueira Palcha. | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A humanidade vivencia um momento histórico devido a identificação do vírus SARS-COV 2, causador da COVID-19. A atual globalização do planeta ocasionou a disseminação extremamente rápida da doença, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. As dificuldades consequentes propiciaram diversos nichos de debate acerca das medidas tomadas e seus impactos. Tais impactos foram incentivo para problematizar quais dados as pesquisas, em especial das áreas de ciências e Biologia, vem desvelando para a educação. O objetivo principal deste trabalho é realizar um mapeamento sobre o ensino remoto de ciências e biologia na pandemia de Covid-19. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica a partir de trabalhos acadêmicos selecionados da base de dados do Google Acadêmico e SciELO, almejando avaliar o panorama atual, dado o cunho emergencial e mundial do assunto. A partir de 20 pesquisas publicadas até o momento, foi possível perceber que mesmo diante de abordagens diversas, em variados níveis de educação e em diferentes países, existe a prevalência de algumas dificuldades apresentadas em comum pela transição do ensino presencial para a modalidade de Ensino Remoto Emergencial, como a necessidade da utilização das TICs, o destaque para a utilização do enfoque CTS e sua importância para a aplicação de metodologias ativas, entre outros. Também foram encontradas críticas e marcas para a educação brasileira com a implementação despreparada deste Ensino Emergencial Remoto (ERE), mas foram revelados muitos aprendizados relativos à nossa capacidade adaptativa, à resiliência de professores e alunos, e às soluções criativas que se revelaram para permitir a continuidade e o desenvolvimento da aprendizagem neste momento vulnerável | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (doença) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Um mapeamento sobre o ensino remoto de ciências e biologia na pandemia de covid-19 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: