Percepções pedagógicas e o ensino de Ciências/Biologia durante a pandemia de COVID-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLorenzetti, Leonir, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorSouza, Thais de-
Autor(es): dc.creatorCanabarro, Fernanda Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:34:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:34:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97347-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97347-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho busca analisar quais foram as atividades pedagógicas desenvolvidas por professores de Ciências/Biologia durante a suspensão das aulas presenciais ocasionado pela pandemia de COVID-19. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 4 professores de escolas públicas paranaenses que lecionam para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foram mapeadas as atividades desenvolvidas pelos docentes e também as estratégias da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná (SEED/PR) para o enfrentamento da pandemia em escolas públicas. Os dados levantados evidenciaram que em 2020 o aprendizado das disciplinas de Ciências/Biologia foi prejudicado em função da não obrigatoriedade das aulas síncronas, e que em 2021, a partir da obrigatoriedade a adesão dos estudantes aumentou, porém, ainda com menos da metade dos alunos, o que se deu principalmente em função da falta de recursos tecnológicos. Apesar dos esforços da SEED/PR para não deixar os estudantes desamparados, fornecendo aulas online e materiais aos professores, o aprendizado em 2021 foi considerado defasado-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 (doença)-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Título: dc.titlePercepções pedagógicas e o ensino de Ciências/Biologia durante a pandemia de COVID-19-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.