A residência pedagógica e o Novo Ensino Médio : proposta de ensino a partir de uma análise da trilha de Biotecnologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Patrícia Barbosa, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorLima, Sofia Tozzo Bueno de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Andressa Thais dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:16:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:16:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97346-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97346-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A formação inicial de professores é essencial para o desenvolvimento de profissionais qualificados. Nesse sentido, os programas de fomento à docência, como o Programa Residência Pedagógica (PRP), são de grande importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de licenciatura. Dentro de nossa experiência enquanto licenciandas em Ciências Biológicas, a inserção no PRP nos apresentou desafios interessantes, como a vivência do processo de implementação do Novo Ensino Médio nas escolas. O Novo Ensino Médio trouxe mudanças significativas, como a reformulação do currículo, a ampliação da carga horária anual mínima e a divisão da carga horária em componentes curriculares de Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. O estado do Paraná organizou o Itinerário Formativo de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no qual é ofertado a trilha de aprendizagem de Biotecnologia. Por ser a primeira vez que essa trilha é ministrada, as pesquisas sobre o tema são escassas. Vinculado à nossa vivência em duas escolas campo do PRP, o objetivo deste trabalho é compreender os sentidos circulantes no contexto da implementação do currículo da trilha de Biotecnologia, no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias em duas escolas vinculadas ao PRP, com o intuito de propor um material didático que apoie as práticas docentes nesse contexto. Para isso, realizamos um estudo com uma abordagem qualitativa para produção e análise dos dados. Os dados assim foram constituídos por meio da observação participante, dos registros em diário de campo, das vivências e conversas informais proporcionadas pelo PRP. Esse processo se deu em dois colégios estaduais, localizados na cidade de Curitiba/PR, com turmas do 2° ano do Ensino Médio que cursavam a trilha de Biotecnologia. A análise dos dados utilizou elementos da Análise de Discurso de linha franco-brasileira e com base nos resultados foi elaborada uma proposta de ensino. Como resultados, identificamos três sentidos circulantes a respeito da implementação da trilha de biotecnologia: Sentidos de desafio, relacionados a estrutura, organização, orientação e carga horária para trabalhar o que foi proposto pela trilha; sentidos de contradição, vinculados a inviabilidade de cumprir o projeto proposto e de não contemplar os objetivos expostos no referencial curricular do E.M.; sentidos de potencialidades, relacionados ao trabalho em laboratório e aproximação com o método e escrita científica. Considerando os sentidos identificados, especialmente as potencialidades, foi construída uma sequência didática com três aulas, com o objetivo de trabalhar o método e escrita científica para os estudantes do 2° ano do Ensino Médio, que pode ser aplicada tanto na trilha de biotecnologia quanto em outras trilhas ou componentes curriculares que queiram trabalhar esse conjunto de conhecimentos. A sequência didática elaborada traz elementos das abordagens teórico-metodológicas dos Momentos Pedagógicos e as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação. Espera-se que a proposta de ensino elaborada neste trabalho contribua para que os docentes e discentes que presenciam essa transição turbulenta tenham algum tipo de suporte para abordar questões fundamentais para o ensino de Biologia-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia (Ensino médio)-
Título: dc.titleA residência pedagógica e o Novo Ensino Médio : proposta de ensino a partir de uma análise da trilha de Biotecnologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.