Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Sofia Tozzo Bueno de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Andressa Thais dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97346 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97346 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A formação inicial de professores é essencial para o desenvolvimento de profissionais qualificados. Nesse sentido, os programas de fomento à docência, como o Programa Residência Pedagógica (PRP), são de grande importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de licenciatura. Dentro de nossa experiência enquanto licenciandas em Ciências Biológicas, a inserção no PRP nos apresentou desafios interessantes, como a vivência do processo de implementação do Novo Ensino Médio nas escolas. O Novo Ensino Médio trouxe mudanças significativas, como a reformulação do currículo, a ampliação da carga horária anual mínima e a divisão da carga horária em componentes curriculares de Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. O estado do Paraná organizou o Itinerário Formativo de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no qual é ofertado a trilha de aprendizagem de Biotecnologia. Por ser a primeira vez que essa trilha é ministrada, as pesquisas sobre o tema são escassas. Vinculado à nossa vivência em duas escolas campo do PRP, o objetivo deste trabalho é compreender os sentidos circulantes no contexto da implementação do currículo da trilha de Biotecnologia, no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias em duas escolas vinculadas ao PRP, com o intuito de propor um material didático que apoie as práticas docentes nesse contexto. Para isso, realizamos um estudo com uma abordagem qualitativa para produção e análise dos dados. Os dados assim foram constituídos por meio da observação participante, dos registros em diário de campo, das vivências e conversas informais proporcionadas pelo PRP. Esse processo se deu em dois colégios estaduais, localizados na cidade de Curitiba/PR, com turmas do 2° ano do Ensino Médio que cursavam a trilha de Biotecnologia. A análise dos dados utilizou elementos da Análise de Discurso de linha franco-brasileira e com base nos resultados foi elaborada uma proposta de ensino. Como resultados, identificamos três sentidos circulantes a respeito da implementação da trilha de biotecnologia: Sentidos de desafio, relacionados a estrutura, organização, orientação e carga horária para trabalhar o que foi proposto pela trilha; sentidos de contradição, vinculados a inviabilidade de cumprir o projeto proposto e de não contemplar os objetivos expostos no referencial curricular do E.M.; sentidos de potencialidades, relacionados ao trabalho em laboratório e aproximação com o método e escrita científica. Considerando os sentidos identificados, especialmente as potencialidades, foi construída uma sequência didática com três aulas, com o objetivo de trabalhar o método e escrita científica para os estudantes do 2° ano do Ensino Médio, que pode ser aplicada tanto na trilha de biotecnologia quanto em outras trilhas ou componentes curriculares que queiram trabalhar esse conjunto de conhecimentos. A sequência didática elaborada traz elementos das abordagens teórico-metodológicas dos Momentos Pedagógicos e as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação. Espera-se que a proposta de ensino elaborada neste trabalho contribua para que os docentes e discentes que presenciam essa transição turbulenta tenham algum tipo de suporte para abordar questões fundamentais para o ensino de Biologia | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
Título: dc.title | A residência pedagógica e o Novo Ensino Médio : proposta de ensino a partir de uma análise da trilha de Biotecnologia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: