
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Dayana Brunetto Carlin dos, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Otto, Eloíse de Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Douglas Felipe Mendes Correia de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:32:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:32:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97339 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97339 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Dayane Brunetto. | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, construiu sua campanha eleitoral também por meio de discursos de ódio contra a diversidade. A eleição de Bolsonaro demonstra que parte considerável da sociedade brasileira concorda com esses discursos. A partir disso, observou-se muitas/os das/os suas/seus apoiadoras/es adotando posturas e atitudes preconceituosas e discriminatórias. Através das teorizações de Michel Foucault sobre Discurso e Poder, o presente trabalho teve como objetivos: mapear os discursos de caráter LGBTfóbico, racista ou machista veiculados por Bolsonaro entre 2018 e 2021; analisar os impactos desses discursos de ódio na potencialização das violências contra negras/os, feministas, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis; e analisar o quanto esses discursos comprometem a abordagem de temas como sexualidade, raça e gênero em ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, constituída de entrevistas semi-estruturadas realizadas de forma virtual com três professoras e um professor do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Paraná. Foram realizadas perguntas sobre as percepções dessas/es professoras/es a respeito dos discursos de Bolsonaro, se esses discursos são reproduzidos em sala de aula, se ocorre no ambiente escolar a discussão sobre raça, gênero e sexualidade e se houve aumento na violência contra mulheres, negras/os e LGBT na escola. A partir de dados sobre a violência contra grupos historicamente marginalizados no Brasil, os relatos das/os entrevistadas/os foram analisados e comparados com os discursos proferidos por Jair Bolsonaro. Constatou-se um aumento de falas preconceituosas desde a eleição do presidente, além do receio em debater temas como raça, gênero e sexualidade em ambiente escolar. Poucas professoras disseram ter recebido alguma formação sobre temas como raça, gênero e sexualidade. A partir disso, concluiu-se que os discursos proferidos pelo presidente estão, de fato, presentes em sala de aula, seja no aumento de falas preconceituosas, na falta de formação continuada e de uma orientação para a abordagem desses temas na escola e na ausência da abordagem de gênero, raça e sexualidade | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homofobia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discurso de ódio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Título: dc.title | Impacto dos discursos de ódio veiculados por Jair Bolsonaro na potencialização das violências contra negras/os e lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBT no ambiente escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: