Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.contributor | Derkacz, Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Simm, Ariane Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:55:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:55:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97338 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97338 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Leandro Siqueira Palcha | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Na recenticidade, o ensino baseado na metodologia tradicional/expositivo tem sido cada vez mais criticado pela distância nas relações e interações entre estudantes e professores em sala de aula. Em particular no ensino de Genética, as pesquisas na área também têm reverberado as dificuldades na compreensão dos conteúdos. Face ao exposto, este trabalho problematiza uma forma de como podese incorporar o método Aprendizagem por Pares no ensino de genética, visando agregar contribuições para aprendizagem de acordo com o Novo Ensino Médio. Deste modo, o objetivo principal deste trabalho reside em disponibilizar aos professores do ensino médio um material que embase a aplicação de uma sequência didática sobre tecnologias do DNA, tendo como método a Aprendizagem por Pares. Como objetivos específicos: i) Identificar o que a literatura da área vem discutindo sobre as atuais abordagens de ensino; ii) Elaborar uma sequência didática para educação básica que engaje e mobilize os alunos para a aprendizagem na área da genética, especialmente no tópico tecnologias do DNA; iii) Avaliar a viabilidade e validar esta sequência didática junto aos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Em termos metodológicos foram desenvolvidas seis aulas, sendo as duas primeiras para levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos e para exposição dialogada, e as quatro últimas para retomada de conteúdo e aplicação da metodologia Aprendizagem por Pares, com o auxílio da ferramenta educacional Plickers, utilizada para a administração de testes rápidos que auxiliam na dinâmica da aula, que consiste na aplicação de questões conceituais, votação por meio de cartõesresposta e debates entre seus pares. Por meio da validação obteve-se respostas que confirmaram a contribuição da SD para o ensino de tecnologias do DNA, de acordo com o relatado nos referenciais teóricos sobre metodologias ativas e sua importância para um ensino construtivista e para o desenvolvimento de competências de comunicação, argumentação e o criticismo, habilidades fundamentais na nossa sociedade | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Título: dc.title | Aprendizagem por pares no ensino de genética : análise de uma sequência didática para o ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: