Educação física e atuação multiprofissional em saúde : relato de experiência

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Autor(es): dc.contributorBorges, Lucélia Justino, 1982-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorLaborne, Pedro Alex Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:15:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:15:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97267-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97267-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Lucélia Justino Borges-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de estágio supervisionado em Educação Física na Atenção Primária à Saúde (APS), com foco na atuação junto à população idosa. A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, por meio de registros em diário de campo, observações e participação em atividades práticas, buscou-se compreender os desafios, aprendizados e contribuições desse processo formativo para a construção de um cuidado mais integral e humanizado. Ao longo da vivência, foi possível identificar a importância da comunicação com a equipe multiprofissional, das discussões de casos clínicos e da inserção da prática corporal como parte da promoção à saúde. Os resultados demonstram que o Profissional de Educação Física tem papel relevante na APS, indo além da prescrição de exercícios, contribuindo para o bem-estar físico, mental e social dos idosos, onde os desafios observados na APS envolvem a complexidade do perfil dos idosos e barreiras na comunicação e integração com a equipe multiprofissional. Para a equipe multiprofissional, o PEF colaborou com a integralidade da saúde do idoso, relatando em casos clínicos situações acerca do quadro funcional dos idosos, comunicação e articulação de demandas e fortalecimento dos vínculos com os idosos. A experiência evidenciou, ainda, a necessidade de fortalecer a formação interprofissional e de ampliar os espaços de escuta, diálogo e atuação conjunta entre os membros da equipe de saúde-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica para idosos-
Palavras-chave: dc.subjectIdosos - Saúde e higiene-
Título: dc.titleEducação física e atuação multiprofissional em saúde : relato de experiência-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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