Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Rafael Ginane, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Capano, Luciana, 2002- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Emily Conrado da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97266 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97266 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rafael Ginane Bezerra. | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho problematiza a literatura infantil como caminho para a abordagem de temas fraturantes, nomenclatura dada a temáticas consideradas tabus ou delicadas (Gama-Khallil, et, al, 2022). Centraliza-se a proposta na abordagem da temática morte em sala de aula, pensando em uma perspectiva multidisciplinar, ressaltando a escola como um espaço de acolhimento, diálogo e formação cidadã que propicia essa abordagem. Com base no paradigma do letramento literário (Cosson, 2006; 2020), buscamos compreender como é possível utilizar o livro literário como rica ferramenta para o desenvolvimento de sequências didáticas. Nessa perspectiva, a escola e o professor passam por uma mudança de papel. Assim, é proposto uma sequência didática para trabalhar em sala de aula com crianças pequenas, bem como possíveis adaptações para turmas dos anos iniciais, o livro Pode chorar coração, mas fique inteiro, escrito por Glenn Ringtved e ilustrado por Charlotte Pardi. Para possibilitar a construção desta proposta, foi realizada uma revisão de literatura que busca embasar as dificuldades e a importância dessa abordagem no ambiente escolar. A partir do desenvolvimento deste trabalho, destacamos algumas características do paradigma do letramento literário que contribuem para a abordagem do tema com as crianças | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This paper problematizes children's literature as a way to approach divisive themes, a term given to topics considered taboo or sensitive (Gama-Khallil, et, al, 2022). The proposal focuses on addressing the theme of death in the classroom, approaching from a multidisciplinary perspective, highlighting the school as a space for welcoming, dialogue, and citizenship formation that facilitates this approach. Based on the paradigm of literary literacy (Cosson, 2006; 2020), we seek to understand how it is possible to use literary books as a rich tool for the development of didactic sequences. From this perspective, the school and the teacher undergo a change in role. Thus, a didactic sequence is proposed to work in the classroom with young children, as well as possible adaptations for classes in the early years, the book Cry, heart, but never break, written by Glenn Ringtved and illustrated by Charlotte Pardi. To make this proposal possible, a literature review was carried out to support the difficulties and importance of this approach in the school environment. Based on the development of this work, we highlight some characteristics of the literary literacy paradigm that contribute to the approach of the theme with children. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros ilustrados para crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Morte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polêmica | - |
Título: dc.title | Literatura infantil e temas fraturantes : uma sequência didática para abordar o tema da morte com as crianças | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: