Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Elisama Neres de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:11:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:11:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97240 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97240 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Leziany Silveira Daniel | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho teve como objetivo ampliar a compreensão sobre o letramento literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de pesquisa documental, bibliográfica e relato de experiência. Também se analisou as diretrizes nacionais e municipais de Curitiba-PR e os referenciais teóricos brasileiros na área de alfabetização e letramento. Foi apresentada uma vivência do Programa de Residência Pedagógica ‘Alfabetização’, realizado com estudantes de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental, por meio do projeto de Círculo de Leitura. Como conclusão, percebeu-se o impacto da pandemia de COVID-19 na educação, o papel essencial da escola no desenvolvimento dos indivíduos e a importância da literatura como linguagem | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Título: dc.title | Letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental e sua contribuição para a formação do leitor | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: