Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sierra, Jamil Cabral, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Daniela Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:47:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:47:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97239 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97239 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jamil Cabral Sierra | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho aborda a influência de gênero nos brinquedos e brincadeiras infantis, investigando como as práticas pedagógicas e sociais contribuem para a construção das identidades de gênero desde a infância. O objetivo principal é analisar como os brinquedos e as atividades de brincadeira podem reforçar estereótipos de gênero e limitar as possibilidades de expressão das crianças, refletindo na formação de suas identidades. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa e bibliográfica, com a análise de obras de autores que discutem gênero, infância e educação, visando identificar como essas construções sociais afetam as escolhas e comportamentos infantis. Os resultados indicam que, apesar dos avanços na Educação Infantil, os estereótipos de gênero ainda estão presentes, principalmente por meio da divisão de brinquedos e brincadeiras em categorias "masculinas" e "femininas". A pesquisa destaca a necessidade de uma postura crítica dos educadores para desconstruir essas limitações, oferecendo às crianças oportunidades de desenvolvimento sem imposições de gênero. Conclui-se que é essencial promover uma educação inclusiva e livre de estereótipos, para permitir que as crianças se expressem e se desenvolvam plenamente, sem as barreiras impostas pelas normas de gênero | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study addresses the influence of gender on children's toys and play, investigating how pedagogical and social practices contribute to the construction of gender identities from childhood. The main objective is to analyze how toys and play activities can reinforce gender stereotypes and limit children's expression, impacting the formation of their identities. The research employs a qualitative and bibliographic methodology, analyzing works by authors who discuss gender, childhood, and education, aiming to identify how these social constructs affect children's choices and behaviors. The results indicate that, despite advances in early childhood education, gender stereotypes are still present, primarily through the division of toys and play into "masculine" and "feminine" categories. The research highlights the need for a critical stance from educators to deconstruct these limitations, offering children opportunities for development free from gender impositions. It concludes that promoting an inclusive and stereotype-free education is essential to allow children to express and develop fully, without the barriers imposed by gender norms. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras infantis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brinquedos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero e diversidade | - |
Título: dc.title | Gênero e sexualidade nas brincadeiras e nos brinquedos na educação infantil a partir de reportagens online | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: