Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ratusniak, Célia, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Caroline de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97220 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97220 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Célia Ratusniak | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho investiga a produção acadêmica brasileira sobre mulheres adultas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), analisando artigos revisados por pares disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa utiliza a interseccionalidade como referencial teórico, considerando gênero, raça e superdotação, para explorar como esses marcadores sociais influenciam a visibilidade e o reconhecimento dessas mulheres no campo acadêmico. A metodologia adotada é a revisão integrativa, com critérios rigorosos de seleção e análise de artigos. Foram identificadas lacunas significativas na literatura acadêmica sobre o tema, revelando a sub-representação de mulheres, especialmente negras, nos estudos sobre AH/SD. Entre os objetivos, destacam-se traçar o perfil dessas mulheres, compreender seus processos de identificação e analisar suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Os resultados reforçam a urgência de políticas públicas inclusivas que reconheçam a diversidade e superem estereótipos de gênero e raça no reconhecimento de altas habilidades | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study investigates Brazilian academic production on adult women with giftedness/high abilities (G/HA), analyzing peer-reviewed articles available on the CAPES Periodicals Portal. The research uses intersectionality as a theoretical framework, considering gender, race, and giftedness, to explore how these social markers influence the visibility and recognition of these women in academia. The methodology employed is an integrative review with rigorous criteria for selecting and analyzing articles. Significant gaps were identified in the academic literature on this topic, revealing the underrepresentation of women, especially Black women, in studies on G/HA. The objectives include profiling these women, understanding their identification processes, and analyzing their academic and professional trajectories. The findings underscore the urgency of inclusive public policies that acknowledge diversity and challenge gender and racial stereotypes in the recognition of high abilities | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade (Sociologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotados | - |
Título: dc.title | Entre presenças e ausências : mulheres adultas com altas habilidades/superdotação na produção teórica brasileira | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: