A intencionalidade do cuidar e o educar como indissociável na educação infantil

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Autor(es): dc.contributorFinatti, Renata Riva, 1989--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorAndronic, Bruna de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:36:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:36:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97205-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97205-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Renata Riva Finatti-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo da presente pesquisa é mapear, através de uma revisão de literatura, como se apresenta, em nível nacional, a perspectiva da intencionalidade do cuidar e do educar como sendo indissociáveis na educação infantil. Para isso, a análise se ampara em documentos legais que envolvem a educação infantil no que diz respeito ao cuidar e educar como partes complementares entre si, e pressupostos teóricos de autores como Cerisara (1999), Campos (1994), Kuhlmann (2000), Maranhão (2000), Oliveira (2020), entre diversos outros pesquisadores que discutem sobre a temática. Para o desenvolvimento do assunto, foi escolhida a metodologia qualitativa e quantitativa, utilizando dados do Laboratório de Dados Educacionais para acrescentar dados relevantes sobre o panorama nacional sobre a formação atual dos docentes, bem como, apresentar sua importância para a realização do binômio cuidar e educar. Dessa maneira, a pesquisa aponta as diversas nuances entre essas intenções; a interferência da conjuntura histórica sobre sua manifestação atual; os preconceitos surgidos não somente sobre estas atitudes, mas em quem o pode realizá-lo; e a importância da formação pedagógica, apesar de ainda não ser totalmente atingida em todo território nacional-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProcesso de cuidar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleA intencionalidade do cuidar e o educar como indissociável na educação infantil-
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