
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Finatti, Renata Riva, 1989- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Andronic, Bruna de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:36:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:36:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97205 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97205 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Renata Riva Finatti | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo da presente pesquisa é mapear, através de uma revisão de literatura, como se apresenta, em nível nacional, a perspectiva da intencionalidade do cuidar e do educar como sendo indissociáveis na educação infantil. Para isso, a análise se ampara em documentos legais que envolvem a educação infantil no que diz respeito ao cuidar e educar como partes complementares entre si, e pressupostos teóricos de autores como Cerisara (1999), Campos (1994), Kuhlmann (2000), Maranhão (2000), Oliveira (2020), entre diversos outros pesquisadores que discutem sobre a temática. Para o desenvolvimento do assunto, foi escolhida a metodologia qualitativa e quantitativa, utilizando dados do Laboratório de Dados Educacionais para acrescentar dados relevantes sobre o panorama nacional sobre a formação atual dos docentes, bem como, apresentar sua importância para a realização do binômio cuidar e educar. Dessa maneira, a pesquisa aponta as diversas nuances entre essas intenções; a interferência da conjuntura histórica sobre sua manifestação atual; os preconceitos surgidos não somente sobre estas atitudes, mas em quem o pode realizá-lo; e a importância da formação pedagógica, apesar de ainda não ser totalmente atingida em todo território nacional | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo de cuidar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Título: dc.title | A intencionalidade do cuidar e o educar como indissociável na educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: