
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Jane Mendes, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão | - |
| Autor(es): dc.creator | Petry, Ivan Sequeira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97192 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97192 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Jane Mendes Ferreira Fernandes | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 28/03/2025 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A violência escolar é um desafio persistente no Brasil e no mundo, exigindo estratégias eficazes para sua prevenção e enfrentamento. Esta dissertação investiga o impacto de uma tecnologia social de formação de lideranças jovens nesse contexto, integrando os princípios da Liderança Servidora (LS) e da Comunicação Não Violenta (CNV). Com base em uma revisão teórica, propõe-se um modelo conceitual que articula LS, CNV e Habilidades Sociais (HS). O estudo, de caráter exploratório e abordagem mista, adota o método pesquisa-intervenção, utilizando como instrumentos o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA), questionários semiestruturados aplicados antes e depois, diário de campo ao longo dos encontros e grupo focal realizado após a intervenção. A análise quantitativa, conduzida por meio de testes estatísticos, indicou um aumento significativo nos repertórios de empatia, autocontrole e abordagem afetiva, além de uma diminuição significativa na dificuldade relacionada à empatia, civilidade e desenvoltura social nos participantes do Programa Jovens Líderes pela Não Violência (JLNV). Os adolescentes ampliaram suas concepções sobre violência para incluir dimensões éticas, morais e subjetivas, e reconheceram o Programa como um espaço de apoio emocional e desenvolvimento pessoal. Conclui se que o Programa JLNV é uma tecnologia social promissora para a prevenção e enfrentamento da violência escolar | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: School violence is a persistent challenge in Brazil and worldwide, requiring effective strategies for its prevention and mitigation. This dissertation investigates the impact of a youth leadership training program in this context, integrating the principles of Servant Leadership (SL) and Nonviolent Communication (NVC). Based on a theoretical review, a conceptual model is proposed that articulates SL, NVC, and Social Skills (SS). This exploratory study employs a mixed-methods approach and adopts an action research methodology, using the Social Skills Inventory for Adolescents (IHSA), semi-structured questionnaires applied before and after the program, a field journal maintained throughout the sessions, and a focus group conducted post-intervention. Quantitative analysis, conducted through statistical tests, indicated a significant increase in empathy, self-control, and affective approach skills, along with a significant reduction in difficulties related to empathy, civility, and social fluency among participants of the Jovens Líderes pela Não Violência (JLNV). The adolescents broadened their understanding of violence to include ethical, moral, and subjective dimensions, and recognized the Program as a space for emotional support and personal development. It is concluded that the JLNV Program is a promising social technology for the prevention and mitigation of school violence | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação interpessoal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Habilidades sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência na escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de Empresas | - |
| Título: dc.title | Jovens líderes pela não violência : um programa de liderança servidora e comunicação não violenta na escola brasileira | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: