
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vaz, Adriana, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Girotto, Wendy Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:39:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:39:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97166 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97166 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Adriana Vaz | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/02/2025 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a criação e manutenção da disciplina de sociologia no currículo do ensino secundário do Atheneu Sergipense, localizado em Aracaju SE. A pesquisa se concentra no período de 1892, quando a sociologia foi incorporada aos programas da escola, até 1926, ano em que, em razão da Reforma Rocha Vaz, foi realizado o concurso para a cadeira de sociologia na instituição. A pesquisa contou com análise de fontes da escola, bem como de documentos oficiais e legislativos, federais e do Estado de Sergipe, onde buscamos compreender os fatores sociopolíticos que influenciaram a criação, manutenção e intermitência da disciplina de sociologia no curso do ensino secundário do Atheneu Sergipense. Também buscamos localizar os professores e conteúdos vinculados à sociologia na instituição. Para a análise, adotamos como base teórica as contribuições de Ivor Goodson (1997; 2012) e sua História Social do Currículo, em conjunto com a História das Disciplinas Escolares, de André Chervel (1990) | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study aimed to investigate the creation and maintenance of the sociology discipline in the secondary school curriculum at Atheneu Sergipense, located in Aracaju-SE. The research focuses on the period from 1892, when sociology was incorporated into the school's programs, to 1926, when, due to the Rocha Vaz Reform, a competitive exam for the sociology position was held at the institution. The research involved analyzing sources from the school, as well as official and legislative documents, both federal and from the state of Sergipe, to understand the sociopolitical factors that influenced the creation, maintenance, and intermittence of sociology in the secondary education at Atheneu Sergipense. We also sought to identify the teachers and content associated with sociology at the institution. For the analysis, we used the theoretical contributions of Ivor Goodson (1997; 2012) and his Social History of the Curriculum, in conjunction with the History of School Subjects by André Chervel (1990) | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - Brasil - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - História - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A sociologia no currículo do Atheneu Sergipense (1892-1926) : tornando-se uma disciplina escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: