Contribuições para uma visão anticapacitista da sexualidade na escola

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Autor(es): dc.contributorSantos, Dayana Brunetto Carlin dos, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorReiter, Gabriel Amarildo Krüger-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Alice Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:32:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:32:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97140-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Dayana Brunetto Carlin dos Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A partir do século XIX, o termo "sexualidade" foi empregado para descrever conhecimentos sobre práticas sexuais e seus significados, os quais foram construídos culturalmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), "a sexualidade é um aspecto fundamental do ser humano ao longo da vida", ou seja, é inerente a todas as pessoas, incluindo as com deficiências. Dado seu caráter essencial, o ensino da sexualidade por meio da educação sexual é de grande importância. A educação sexual tem se mostrado um desafio significativo no cotidiano dos/das professores/professoras, e, apesar dos avanços ao longo dos anos, ainda há uma carência de capacitação nessa área. O mesmo ocorre com a educação inclusiva, na qual os/as educadores/educadoras não estão adequadamente preparados/preparadas para lidar e integrar alunos/alunas com diversas deficiências. Quando essas duas áreas se combinam, a situação se agrava ainda mais. Portanto, torna-se imprescindível investigar as condutas desses/dessas professores/professoras diante dessas situações, uma vez que muitas vezes tais profissionais carecem de capacitação e também não estão imunes a visões estigmatizadas sobre esses temas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectSexo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleContribuições para uma visão anticapacitista da sexualidade na escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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