Análise do filme ‘Rio 2’ como materialidade discursiva e pedagógica para a Educação Ambiental Crítica

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Autor(es): dc.contributorPalcha, Leandro Siqueira, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Patricia Lawane de-
Autor(es): dc.creatorCruz, Bruna Terezinha Magnabosco Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:57:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:57:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97089-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97089-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A utilização de filmes em sala de aula pode desempenhar um papel significativo na promoção de processos de ensino e aprendizagem uma vez que permite o envolvimento estimulante, rico e visual com problemáticas contemporâneas. Nesse contexto, ao assistir filmes de diferentes abordagens socioambientais, vinculados com a produção de sentidos e significação de conceitos, pode-se oportunizar uma compreensão aprofundada da Educação Ambiental (EA) e das consequências de suas ações. Além disso, ao utilizar a EA Crítica (EAC) não apenas se enriquece o aprendizado, mas também se contribui à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do planeta. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa reside em analisar o potencial didático do filme ‘Rio 2’ e sua relevância como ferramenta de ensino da EAC. Para isso, será utilizada a Análise de Discurso Francesa (ADF) como referencial teórico, metodológico e analítico, aplicada a fragmentos fílmicos selecionados, considerando conceitos como o discurso, as formações imaginárias e a ideologia. Assim, o filme será examinado em seu potencial como materialidade educacional no estudo da EAC ao discutir a exploração e extinção de animais silvestres, e a conservação da flora Amazônica. Os resultados indicam que as cenas do filme 'Rio 2' mostram uma rede complexa de tópicos relacionados à EAC, e destacam a influência das narrativas cinematográficas na conscientização ambiental. As interpretações das cenas são moldadas por ideologias preexistentes que afetam nossa percepção de mundo. Essas narrativas podem influenciar a maneira como vemos e nos relacionamos com o meio ambiente, tornando-as valiosas em contextos educacionais. Logo, o trabalho conclui que a mídia cinematográfica pode ser uma materialidade discursiva e pedagógica eficaz para sensibilizar o público sobre questões socioambientais-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação (Cinematografia)-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Título: dc.titleAnálise do filme ‘Rio 2’ como materialidade discursiva e pedagógica para a Educação Ambiental Crítica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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