Análise do repositório de recursos educacionais abertos (REA Paraná) no apoio a professores de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio

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Autor(es): dc.contributorRocha, Rosana Moreira da, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorAdriano, Gabriela Fernanda da Silva-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Breno Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:30:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:30:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97063-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97063-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Rosana Moreira da Rocha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Em um cenário educacional transformado pela facilidade de acesso às informações e aos conteúdos digitais, os recursos educacionais abertos emergem como ferramentas essenciais para promover aulas mais interativas e colaborativas. O presente estudo foca no REA Paraná, repositório de recursos educacionais abertos, uma iniciativa colaborativa entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que oportuniza democratizar o acesso a materiais educativos de qualidade. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a adequação dos materiais disponibilizados no repositório REA Paraná, visando sua utilização por professores de ciências e biologia no Ensino Fundamental e Médio, contribuindo para sua implementação em diferentes contextos educacionais. A metodologia adotada envolve uma análise detalhada de 737 materiais disponíveis no repositório, com foco específico no ensino de Biologia e Ciências. Os resultados mostraram um aumento significativo na publicação de materiais desde 2020. A maioria dos materiais promove pensamento crítico e diversidade de recursos. Muitos materiais didáticos voltados para o ensino de Biologia e Ciências são facilmente replicáveis, mas apresentam limitações em termos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Além disso, as palavras-chave mais usadas em trabalhos publicados no repositório analisado são "COVID-19", "Saúde" e "Idoso". Conclui-se que o repositório tem grande potencial, mas os materiais disponibilizados precisam de melhorias, incluindo replicabilidade e acessibilidade, enquanto o próprio REA Paraná poderia ser aprimorado em sua interface e as universidades responsáveis pelo repositório, deveriam investir mais em sua divulgação para comunidade interna e externa. Como sugestões para trabalhos futuros, têm-se a atenção em pontos prioritários, como acessibilidade, desenvolvimento de estudos empíricos que avaliem o impacto direto do REA no ensino e, ainda, ampliação de produtos que abordem áreas temáticas pouco exploradas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Título: dc.titleAnálise do repositório de recursos educacionais abertos (REA Paraná) no apoio a professores de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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