Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Ragami Chaves, 1982- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Treinamento de Força e Hipertrofia | - |
Autor(es): dc.creator | Roik, Peterson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/97062 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97062 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ragami Chaves Alves | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Treinamento de Força e Hipertrofia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O avanço da tecnologia tem transformado profundamente a área da Educação Física, especialmente com a introdução de aplicativos e ferramentas digitais para planejar e monitorar atividades físicas. Este estudo explora como essas inovações estão redefinindo as práticas profissionais, analisando seus impactos no desempenho dos usuários e na eficiência dos educadores físicos. A revisão da literatura destaca benefícios como a personalização dos treinos, que permite atender às necessidades específicas de cada indivíduo, e o acompanhamento remoto, que amplia o acesso e flexibiliza a prática. Por outro lado, desafios como a dependência tecnológica e as barreiras de acesso também são apontados, especialmente em populações com menos recursos ou em áreas com conectividade limitada. Os resultados evidenciam que essas ferramentas não apenas tornam as práticas mais eficazes e acessíveis, mas também fortalecem a interação entre profissionais e usuários, criando um ambiente de maior colaboração e suporte. A integração da inteligência digital na Educação Física sinaliza um futuro mais inovador e inclusivo, destacando a necessidade de formação contínua dos profissionais para garantir o uso ético e estratégico dessas tecnologias. Esse cenário reflete o potencial da tecnologia para transformar positivamente o setor, desde que os desafios sejam enfrentados de maneira responsável e que a interação humana continue sendo um elemento central nas práticas educacionais e esportivas | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Título: dc.title | Aplicativos e inteligência digital na Educação Física : inovação na prescrição e monitoramento de atividades físicas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: