Estudo sobre a satisfação e expectativas dos usuários de serviço de saúde de um hospital do município de Matinhos - PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMenezes, Elaine Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Administração Pública-
Autor(es): dc.creatorCruz, Cleonice Schull da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:57:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:57:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/97014-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/97014-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dra. Elaine Cristina de Oliveira Menezes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Administração Pública-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O artigo tem como objetivo analisar a satisfação e expectativas dos usuários pelos serviços de saúde ofertados por um Hospital do município de Matinhos, no Estado do Paraná, buscando avaliá-lo com base na Tríade Donabediana: estrutura, processo e resultado. A revisão de literatura contou com a mobilização do quadro teórico acerca do tema satisfação do usuário e qualidade no serviço de saúde e na Tríade Donabediana. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa-quantitativa com base no referencial teórico. A coleta de dados deu-se mediante aplicação de questionário com os usuários, bem como a realização de entrevista semiestruturada com o administrador do hospital. A realização da coleta de dados mediante a aplicação de questionário para com os usuários do serviço de saúde do hospital, nos períodos de agosto de 2015 a dezembro de 2015. Após a análise de dados, verificou-se a necessidade de trazer a fala da gestão para que ambos tivessem o direito de manifestação. A entrevista semiestruturada foi realizada com a direção do hospital municipal no ano de 2017. A partir da avaliação das expectativas dos pacientes e da percepção do administrador do hospital buscou-se compreender a estrutura do sistema organizacional e quais são os limites dessa estrutura. Com os resultados obtidos o estudo revela que a maioria considera bom o nível de atendimento do hospital como um todo. No entanto, a análise dos dados demonstra que os usuários verificam a necessidade de melhoria na qualidade do atendimento ao usuário, na estrutura física, nos equipamentos, na informatização dos dados e por fim, na contratação de mais profissionais. A satisfação do usuário é de extrema importância para o planejamento dos serviços desenvolvidos na unidade de atendimento e para futuras ações relacionadas à saúde do município-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde pública - Matinhos (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento ao paciente-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação do paciente-
Título: dc.titleEstudo sobre a satisfação e expectativas dos usuários de serviço de saúde de um hospital do município de Matinhos - PR-
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