Lauri Larai e a violinha cantadeira : um experimento de educação alternativa com base na música tradicional brasileira de viola caipira

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Autor(es): dc.contributorMengarelli, Rodrigo Rosi, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorSantos, Lauri Eduardo dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:11:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:11:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96947-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96947-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Rodrigo Mengarelli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litora, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste texto apresento algumas reflexões a respeito dos experimentos que fiz utilizando a viola caipira e o repertório tradicional de viola caipira, como uma forma de proporcionar reflexões sobre processos de formação do povo brasileiro e seu território, em espetáculos musicais apresentados a públicos diversos em alguns espaços públicos da cidade de Matinhos no ano de 2024. O espetáculo intitulado "Lauri Larai e a Violinha Cantadeira: Cantando e Contando a História do Brasil" foi apresentado pela primeira vez na Virada Cultural de Matinhos, ação organizada pela Casa da Cultura Matinhos e financiada pela lei Paulo Gustavo e, posteriormente no evento Arraiá Cultural, organizado no Espaço Caixa Preta e promovido pelo grupo de teatro "Palavra e Ação". Ao longo deste trabalho eu apresento um relato sobre o processo de produção do show, a escolha do repertório e as articulações entre os temas que se buscava apresentar em cada bloco. A partir disso trago algumas reflexões sobre como considero que o repertório tradicional de viola permite o acesso ao que Paulo Freire chamou de "percebido-destacado", marcando um articulador possível do diálogo de saberes entre os saberes populares e acadêmicos. Dessa forma, deixo uma contribuição, a partir do meu lugar de violeiro e educador, para o que considero fundamental enquanto alternativa educacional: a busca por se expandir os lugares e as oportunidades de produção de conhecimento com qualidade e, a necessidade de se valorizar os saberes populares nesse processo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectViola caipira-
Palavras-chave: dc.subjectEventos culturais-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular - Paraná-
Título: dc.titleLauri Larai e a violinha cantadeira : um experimento de educação alternativa com base na música tradicional brasileira de viola caipira-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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