
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Valentim da, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Macena, Ivone Rodrigues, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Marine Vanessa Ueda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96946 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96946 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Valentim da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora : Ivone Rodrigues Macena Barossi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esse trabalho visa o estudo de estratégias de educação que sejam mais envolventes com os (as) estudantes, gerando experiências transformadoras como práticas de autoconhecimento, intervenção social e união comunitária. Assim, busca-se compreender e executar diferentes práticas educativas que deem protagonismo aos indivíduos, bem como autonomia e criatividade para identificar problemas sociais e formar soluções coletivas através de atitudes, de modo a transformar o ambiente a partir da realidade de cada um e formar cidadãos ativos. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to study education strategies that are more engaging with students, generating transformative experiences such as practices of self-knowledge, social intervention and community unity. Thus, we seek to understand and execute different educational practices that give protagonism to individuals, as well as autonomy and creativity to identify social problems and form collective solutions through attitudes, in order to transform the environment based on each person's reality and form citizens' assets. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
| Título: dc.title | Oficinas filosofia e arte | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: