Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Assunção, Ana Paula Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96934 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96934 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Ana Lorena de Oliveira Bruel | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho teve como objetivo analisar a intrincada relação entre cidadania sacrificial e educação no contexto brasileiro, utilizando uma abordagem qualitativa baseada em Revisão Sistemática de literatura, a partir de descritores que orientaram o levantamento e a análise de publicações da área de educação que citam obras da autora Wendy Brown entre 2020 a 2024. A análise das publicações brasileiras utilizando como referência a autora destaca a apropriação do conceito de cidadania sacrificial na produção científica sobre educação no país. A abordagem de temas como exclusão educacional, políticas, currículo e neoliberalismo, nos aponta para a urgência de compreender estruturas educacionais que perpetuam essa lógica sacrificial. A relevância desse tema reside na busca por políticas públicas inclusivas e na promoção de uma educação transformadora. A problemática identificada destaca-se na reprodução de uma lógica sacrificial que marginaliza grupos específicos, perpetuando desigualdades sociais. Em síntese, este trabalho não apenas analisou a presença do conceito da cidadania sacrificial na educação brasileira, mas também apontou para a necessidade de aprofundamento desse debate com vistas à compreensão sobre os usos possíveis do conceito para analisar a realidade brasileira e as necessárias transformações substantivas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study aimed to analyze the intricate relationship between sacrificial citizenship and education in the Brazilian context, using a qualitative approach based on a Systematic Literature Review. This review was guided by descriptors that directed the identification and analysis of publications in the field of education referencing Wendy Brown's works between 2020 and 2024. The analysis of Brazilian publications referencing the author highlights the appropriation of the concept of sacrificial citizenship in the scientific production on education in the country. Topics such as educational exclusion, policies, curriculum, and neoliberalism underscore the urgency of understanding educational structures that perpetuate this sacrificial logic. The relevance of this theme lies in the pursuit of inclusive public policies and the promotion of transformative education. The identified issue is notable for the reproduction of a sacrificial logic that marginalizes specific groups, perpetuating social inequalities. In summary, this study not only examined the presence of the concept of sacrificial citizenship in Brazilian education but also pointed to the need to deepen this debate to explore the potential uses of the concept for analyzing the Brazilian reality and driving substantive transformations. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdade na educação | - |
Título: dc.title | Educação e cidadania sacrificial : uma revisão das produções acadêmicas no Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: