
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Dominique Thiany dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:20:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:20:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96930 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96930 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Quintal de Freitas | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/09/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os aspectos educativos que podem ser revelados nas atividades desenvolvidas por presbíteros do clero católico no estado do Paraná, junto às paróquias e comunidades em que atuam. Pretendeu-se caracterizar e descrever as atividades que são realizadas, quais estratégias têm sido utilizadas e como essas práticas poderiam, de algum modo, articular-se com contextos e processos educativos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e, com a finalidade de garantir o anonimato e um maior conforto para os respondentes, utilizou se um questionário online, organizando os eixos temáticos em torno de questões abertas e fechadas. Participaram dessa coleta 42 presbíteros atuantes em diferentes regiões e paróquias do estado. A formação teológica recebida pelos presbíteros é majoritariamente voltada ao aspecto pastoral, havendo pouca ênfase em sua preparação para considerar a educação como uma prática social com grande potencial de inovação ou transformação. A análise qualitativa dos dados demonstrou que, embora a maioria das atividades esteja concentrada na evangelização e no apoio espiritual, há exemplos de práticas com potencial educativo, tais como aconselhamento, formação de lideranças, visitas a instituições educacionais e palestras. Contudo, essas ações ainda carecem de sistematização e não se apoiam em fundamentos pedagógicos consistentes. O estudo pôde concluir que existe um espaço relevante para o fortalecimento do papel educativo dos presbíteros, sobretudo por meio da ampliação de sua formação pedagógica e da incorporação de práticas interdisciplinares e de educação não formal, uma vez que apresentam um forte componente comunitário aglutinador em suas práticas | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research aimed to identify the educational aspects that can be revealed in the activities carried out by Catholic clergy presbyters in the state of Paraná, within the parishes and communities where they serve. The intention was to characterize and describe the activities performed, the strategies employed, and how these practices could, in some way, be connected to educational contexts and processes. This is a qualitative study and, in order to ensure anonymity and provide greater comfort to the respondents, an online questionnaire was used, organizing the thematic axes around open and closed questions. A total of 42 presbyters active in different regions and parishes of the state participated in the data collection. The theological training received by the presbyters is primarily focused on pastoral aspects, with little emphasis on preparing them to view education as a social practice with significant potential for innovation or transformation. The qualitative analysis of the data demonstrated that, although most activities are centered on evangelization and spiritual support, there are examples of practices with educational potential, such as counseling, leadership training, visits to educational institutions, and lectures. However, these actions still lack systematization and are not based on consistent pedagogical foundations. The study was able to concluded that there is significant room to strengthen the educational role of presbyters, particularly through the expansion of their pedagogical training and the incorporation of interdisciplinary and non-formal education practices, given that their actions present a strong community-based and unifying component | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino religioso - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Igreja Católica - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais do clero católico no Estado do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: