Implementação de Business Intelligence na UFPR para uma gestão mais estratégica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRosa, Carla Regina Mazia, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0-
Autor(es): dc.contributorMoratelli, Ana Paula Alberti-
Autor(es): dc.contributorJesus, Gloria Santos da Costa de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Jaqueline da Silveira-
Autor(es): dc.contributorBatista, Maira Eloisa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:39:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:39:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96907-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96907-
Descrição: dc.descriptionAutores: Ana Paula Alberti Moratelli, Gloria Santos da Costa De Jesus, Jaqueline da Silveira Carvalho, Maira Eloisa Batista-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra. Carla Regina Mazia Rosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificado Black Belt-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo foi realizado no Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, dentro do Campus Politécnico. O objetivo consistiu em reduzir, dentro de um ano, 81% do tempo total das horas trabalhadas dos servidores do Setor de Tecnologia, responsáveis por programar as atividades acadêmicas e ofertar as disciplinas de cada curso aos discentes matriculados. Os dados referentes à situação e histórico do discente são armazenados e disponibilizados no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, porém a plataforma é restrita de ferramentas para realizar análises dos dados durante a oferta semestral de turmas, considerando a disponibilidade de docentes, recursos (salas e laboratórios) e a quantidade de discentes aptos. Esse problema foi analisado seguindo-se as etapas da metodologia Define, Measure, Analyze, Improve and Control. Após a realização de auditoria dos dados, realizou-se a abertura de chamados para correção das inconsistências e a criação de dashboard no Power BI para automatizar a mineração e processamento dos dados, verificou-se a redução de 81%. A análise de dados revelou-se crucial para a programação de oferta de turmas, uma vez que contribuiu para a melhoria da tomada de decisões, aumento da eficiência, antecipação de necessidades, redução de riscos e promoção de compartilhamento de informações essenciais entre os envolvidos-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência competitiva (Administração)-
Palavras-chave: dc.subjectAnalise de series temporais - Processamento de dados-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - Currículos-
Título: dc.titleImplementação de Business Intelligence na UFPR para uma gestão mais estratégica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.