CTS e transgênicos : uma proposta de sequência didática para o ensino de biotecnologia no ensino médio

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Autor(es): dc.contributorTureck, Luciane Viater, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorSouza, Michelle Tardio de-
Autor(es): dc.creatorLikes, Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:22:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:22:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96866-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96866-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.ª. Drª. Luciane Viater Tureck-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de biotecnologia no ensino médio, fundamentada nos princípios da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva práticas educativas críticas e contextualizadas. A literatura da área identifica a importância de desenvolver nos estudantes competências e habilidades como o pensamento crítico, letramento científico e protagonismo, tendo a área de ciências da natureza o potencial para conectar os conteúdos técnicos a contextos sociais e éticos para alcançar estes objetivos. Nesse contexto, a proposta elaborada busca promover uma compreensão integrada da biotecnologia. A proposta está organizada em cinco etapas, tendo por base metodológica e teórica a abordagem baseada nas relações entre CTS, partindo portando da problematização inicial até a síntese e avaliação como etapa final da proposta. As práticas propostas em cada etapa buscam, a partir de atividades integradoras e reflexivas, estimular a participação ativa e a análise crítica dos e das estudantes. A opção por adotar a abordagem CTS surge do potencial da mesma em integrar conceitos científicos e tecnológicos a realidade social, trazendo o contexto e o alcance destes conceitos em seus aspectos sociais para a sala de aula. Tais aspectos são essenciais ao se tratar do tema Organismos Geneticamente Modificados (OGM), que se insere no tópico Biotecnologia, já que o mesmo possui implicações complexas em nível de ambiente, saúde e social. Além de atender às diretrizes da BNCC, espera-se que a proposta se mostre flexível e adaptável a diferentes contextos escolares, oferecendo um modelo que pode ser ampliado para outros conteúdos científicos. O trabalho também sugere caminhos para a ampliação da abordagem CTS no ensino de biotecnologia, incluindo a necessidade de capacitação docente e a integração interdisciplinar, ao mesmo tempo em que propõe reflexões para futuras pesquisas sobre a eficácia dessas metodologias em outras áreas do currículo escolar-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEngenharia genetica-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos geneticamente modificados-
Palavras-chave: dc.subjectBiotecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia (Ensino médio)-
Título: dc.titleCTS e transgênicos : uma proposta de sequência didática para o ensino de biotecnologia no ensino médio-
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