
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tureck, Luciane Viater, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Michelle Tardio de | - |
| Autor(es): dc.creator | Likes, Fernanda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:22:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96866 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96866 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.ª. Drª. Luciane Viater Tureck | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de biotecnologia no ensino médio, fundamentada nos princípios da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva práticas educativas críticas e contextualizadas. A literatura da área identifica a importância de desenvolver nos estudantes competências e habilidades como o pensamento crítico, letramento científico e protagonismo, tendo a área de ciências da natureza o potencial para conectar os conteúdos técnicos a contextos sociais e éticos para alcançar estes objetivos. Nesse contexto, a proposta elaborada busca promover uma compreensão integrada da biotecnologia. A proposta está organizada em cinco etapas, tendo por base metodológica e teórica a abordagem baseada nas relações entre CTS, partindo portando da problematização inicial até a síntese e avaliação como etapa final da proposta. As práticas propostas em cada etapa buscam, a partir de atividades integradoras e reflexivas, estimular a participação ativa e a análise crítica dos e das estudantes. A opção por adotar a abordagem CTS surge do potencial da mesma em integrar conceitos científicos e tecnológicos a realidade social, trazendo o contexto e o alcance destes conceitos em seus aspectos sociais para a sala de aula. Tais aspectos são essenciais ao se tratar do tema Organismos Geneticamente Modificados (OGM), que se insere no tópico Biotecnologia, já que o mesmo possui implicações complexas em nível de ambiente, saúde e social. Além de atender às diretrizes da BNCC, espera-se que a proposta se mostre flexível e adaptável a diferentes contextos escolares, oferecendo um modelo que pode ser ampliado para outros conteúdos científicos. O trabalho também sugere caminhos para a ampliação da abordagem CTS no ensino de biotecnologia, incluindo a necessidade de capacitação docente e a integração interdisciplinar, ao mesmo tempo em que propõe reflexões para futuras pesquisas sobre a eficácia dessas metodologias em outras áreas do currículo escolar | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia genetica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alimentos geneticamente modificados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
| Título: dc.title | CTS e transgênicos : uma proposta de sequência didática para o ensino de biotecnologia no ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: