Sobreviva, se puder! : uma abordagem lúdica sobre evolução

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Autor(es): dc.contributorRios, Flavia Sant'Anna, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorRedígolo, Vinícius da Luz-
Autor(es): dc.creatorMiniskiskosky, Guilherme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96865-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96865-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Flavia Sant’Anna Rios-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A Biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida e seus processos. Uma das áreas fundamentais da Biologia é a evolução, que estuda os processos de origem e diversificação da vida a partir de teorias baseadas em relações genéticas, ecológicas, ambientais e comportamentais. Sendo um tema da área de Ciências Biológicas, o ensino da evolução é previsto dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os níveis de ensino fundamental e médio. No entanto, apesar de sua importância, o tema não é tratado como eixo integrador do ensino das ciências, apresentando diversas dificuldades, enfrentadas tanto por docentes quanto por discentes. Entre essas dificuldades, podemos citar a abordagem fragmentada do tema, falta de formação de professores, desinteresse estudantil e o negacionismo científico. Nesse contexto, o desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos nessa área são fundamentais para a melhoria do ensino e aumento da atratividade e ludicidade do ensino de evolução, sendo o uso de jogos uma ferramenta fortemente efetiva. Para o desenvolvimento de um jogo sobre Biologia Evolutiva, no presente trabalho, foi realizado o levantamento das habilidades da BNCC relativas à evolução e genética, além de temas correlatos como ecologia e meio ambiente. O jogo físico Sobreviva, se Puder! foi inspirado no estilo role-playing game (RPG) e é constituído de um tabuleiro, fichas de personagens e cartas (de eventos, de variabilidade e de exploração), além de peões para localizar os personagens e marcadores para cada tipo de recurso. O jogo é organizado a partir da perspectiva de uma "história evolutiva" organizada em rodadas, nas quais cada espécie desenvolve ações possíveis frente a uma realidade conjuntural que afeta sua sobrevivência. Em contraste com outros jogos são relatados na literatura dentro do tema evolução, o jogo desenvolvido apresenta uma visão completa do processo de evolução e aborda diversos fatores evolutivos, como mutações, deriva genética e seleção natural. O uso desse jogo dentro da realidade da educação pode estimular os estudantes através da participação ativa e cooperativa entre os alunos. Além disso, valoriza o papel dos professores como mediadores do processo educativo, estabelecendo relações dinâmicas de ensino e de aprendizagem baseadas no jogo e nos conteúdos trabalhados em sala-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEvolução-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Título: dc.titleSobreviva, se puder! : uma abordagem lúdica sobre evolução-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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