
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rios, Flavia Sant'Anna, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Redígolo, Vinícius da Luz | - |
| Autor(es): dc.creator | Miniskiskosky, Guilherme | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96865 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96865 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profª. Drª. Flavia Sant’Anna Rios | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A Biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida e seus processos. Uma das áreas fundamentais da Biologia é a evolução, que estuda os processos de origem e diversificação da vida a partir de teorias baseadas em relações genéticas, ecológicas, ambientais e comportamentais. Sendo um tema da área de Ciências Biológicas, o ensino da evolução é previsto dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os níveis de ensino fundamental e médio. No entanto, apesar de sua importância, o tema não é tratado como eixo integrador do ensino das ciências, apresentando diversas dificuldades, enfrentadas tanto por docentes quanto por discentes. Entre essas dificuldades, podemos citar a abordagem fragmentada do tema, falta de formação de professores, desinteresse estudantil e o negacionismo científico. Nesse contexto, o desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos nessa área são fundamentais para a melhoria do ensino e aumento da atratividade e ludicidade do ensino de evolução, sendo o uso de jogos uma ferramenta fortemente efetiva. Para o desenvolvimento de um jogo sobre Biologia Evolutiva, no presente trabalho, foi realizado o levantamento das habilidades da BNCC relativas à evolução e genética, além de temas correlatos como ecologia e meio ambiente. O jogo físico Sobreviva, se Puder! foi inspirado no estilo role-playing game (RPG) e é constituído de um tabuleiro, fichas de personagens e cartas (de eventos, de variabilidade e de exploração), além de peões para localizar os personagens e marcadores para cada tipo de recurso. O jogo é organizado a partir da perspectiva de uma "história evolutiva" organizada em rodadas, nas quais cada espécie desenvolve ações possíveis frente a uma realidade conjuntural que afeta sua sobrevivência. Em contraste com outros jogos são relatados na literatura dentro do tema evolução, o jogo desenvolvido apresenta uma visão completa do processo de evolução e aborda diversos fatores evolutivos, como mutações, deriva genética e seleção natural. O uso desse jogo dentro da realidade da educação pode estimular os estudantes através da participação ativa e cooperativa entre os alunos. Além disso, valoriza o papel dos professores como mediadores do processo educativo, estabelecendo relações dinâmicas de ensino e de aprendizagem baseadas no jogo e nos conteúdos trabalhados em sala | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evolução | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Título: dc.title | Sobreviva, se puder! : uma abordagem lúdica sobre evolução | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: