
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zacar, Cláudia Regina Hasegawa, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
| Autor(es): dc.creator | Hoppe, Rachel Rebske | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96817 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96817 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Claudia Regina Hasegawa Zacar | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 19/02/2025 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as experiências de mulheres que projetam e produzem móveis de madeira em Curitiba (PR), discutindo como nessas experiências se articulam questões de gênero relacionadas às atividades, historicamente tidas como masculinas. Para tal, foram acessadas as trajetórias de quatro mulheres que atuam profissionalmente na área por meio de entrevistas temáticas semiestruturadas apoiadas no método da história oral. Esse método foi combinado a abordagens dos estudos de gênero, especialmente através das autoras Teresa de Lauretis e Joan Scott. Buscou-se relacionar as experiências individuais com aspectos mais amplos, especialmente considerando a crítica feminista à historiografia do design, bem como representações de profissionais da área, identificadas em mídias digitais contemporâneas. Quanto ao conteúdo das entrevistas, foram observados processos complexos de negociação com as representações de gênero relacionadas ao projeto e à produção de móveis. Esses processos evidenciam como a constituição das identidades profissionais não é fixa, mas sim atravessada por estruturas de opressão que são tanto confrontadas por estratégias individuais de resistência, quanto reforçadas por meio da adesão a normas de gênero. Dessa forma, cada interlocutora constrói sua própria forma de legitimação em atividades historicamente consideradas masculinas. Por fim, essa pesquisa visa contribuir para o design ao questionar as hierarquias e exclusões que o permeiam, apontando para possibilidades de transformação em um campo mais justo e inclusivo | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aims to analyze the experiences of women who design and produce wooden furniture in Curitiba (PR), discussing how gender issues are articulated in these experiences, particularly in relation to activities historically perceived as masculine. To this end, the professional trajectories of four women in the field were accessed through semi-structured thematic interviews based on the oral history method. This method was combined with approaches from gender studies, particularly those of Teresa de Lauretis and Joan Scott. The study sought to relate individual experiences to broader aspects, especially considering the feminist critique of design historiography and representations of professionals in the field as identified in contemporary digital media. Regarding the content of the interviews, complex processes of negotiation with gender representations related to furniture design and production were observed. These processes reveal that the construction of professional identities is not fixed but is rather shaped by structures of oppression that are both challenged through individual strategies of resistance and reinforced through adherence to gender norms. Thus, each interlocutor develops her own means of professional legitimation in activities historically considered masculine. Finally, this research aims to contribute to design by questioning the hierarchies and exclusions that structure it, pointing to possibilities for transformation toward a more just and inclusive field | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústria de móveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historia oral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho Industrial | - |
| Título: dc.title | Experiências profissionais de mulheres no projeto e produção de móveis de madeira em Curitiba (PR) : uma perspectiva feminista | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: