Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Panke, Luciana, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Autor(es): dc.creator | Joay, Ellen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96728 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96728 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Luciana Panke | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 17/03/2025 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo tem como objetivo entender como se dá a projeção da imagem pública das ministras do governo federal em suas contas oficiais no Instagram durante os primeiros 100 dias de gestão. A escolha desse período se deve ao fato de ser tradicionalmente considerado um marco na administração pública, especialmente para prestar contas dos novos projetos e ações realizados em uma nova presidência. Para isso, utilizaremos, primordialmente, autores como Maria Helena Weber (2009), Patrick Charaudeau (2013), Gerda Lerner (2019), Silvia Federici (2010), Javier Galícia (2018), Luciana Panke (2016) e Flávia Biroli (2018) com o propósito de compreender os desdobramentos existentes na comunicação governamental e na imagem pública com perspectiva de gênero. Assim, para analisar a projeção de imagem pública das ministras do governo Lula em 2023, adotamos a Análise de Conteúdo de Bardin (1977), aliada à categorização de tipologias de campanha feminina proposta por Luciana Panke (2016), que estabelece três formas de construção de imagem em mulheres candidatas: as Guerreiras, as Maternais e as Profissionais (Panke, 2021) | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to understand how the public image of female ministers in the federal government is projected through their official Instagram accounts during the first 100 days of their administration. The choice of this period is due to the fact that it is traditionally considered a milestone in public administration, particularly for reporting on new projects and actions undertaken during a new presidency. To this end, we will primarily draw on authors such as Maria Helena Weber (2009), Patrick Charaudeau (2013), Gerda Lerner (2019), Silvia Federici (2010), Javier Galícia (2018), Luciana Panke (2016), and Flávia Biroli (2018) to understand the dynamics of governmental communication and public image from a gender perspective. Thus, to analyze the projection of the public image of the ministers in Lula's government in 2023, we adopt Bardin's Content Analysis (1977), combined with the categorization of female campaign typologies proposed by Luciana Panke (2016), which establishes three forms of image construction for female candidates: the Warriors, the Maternals, and the Professionals (Panke, 2021) | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Atividades políticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ministros de Estado - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Título: dc.title | A projeção de imagem pública das ministras do governo federal brasileiro em 2023 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: