
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Jean Carlos, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Caroline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96662 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96662 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 10/12/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR) e à Diálogos: rede internacional de pesquisa, constituiu um diálogo entre teatro e literatura para bebês. Estruturou-se enquanto objeto de tese um conjunto de textos que envolve a escrita, ilustração e publicação de duas literaturas para bebês e seus familiares, intituladas Vento e Chuva, e na posterior adaptação dos livros para o formato de espetáculo teatral. O trabalho teve como objetivo discutir a educação estética dos bebês, tendo como perspectiva acentuar a potência do bebê como sujeito em formação e dotado de sentidos. Acompanhou o objeto da tese um texto escrito em perspectiva autoficional, apresentado em quatro capítulos: Mãe, Professora, Atriz, Escritora/Pesquisadora, que teve como objetivo refletir sobre o percurso da autora pesquisadora dos lugares de investigação que a permitiram lançar diálogos sobre o tema proposto. Para dialogar sobre o bebê e sua relação com o objeto transicional recorreu-se aos pressupostos teóricos de Winnicott. No que tange a educação estética e de linguagem, o trabalho sustentou-se em Bakhtin e o Círculo com seus escritos sobre cronotopo, dialogia e os estudos de ética e estética. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, ao privilegiar processos de criação autoral, tanto das obras Vento e Chuva quanto do espetáculo recorrente e do texto autoficcional. A pesquisa buscou compreender como se dá a educação estética do bebê na relação com o teatro e a literatura para bebês | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The research, linked to the Laboratory of Studies in Education, Language and Theatricalities (Labelit/UFPR) and Diálogos: an international research network, constituted a dialogue between theater and literature for babies. The thesis object was a set of texts that involved the writing, illustration and publication of two literatures for babies and their families, entitled Wind and Rain, and the subsequent adaptation of the books to the theater show format. The work aimed to discuss the aesthetic education of babies, with the perspective of emphasizing the baby's power as a subject in formation and endowed with senses. The thesis object was accompanied by a text written from an autofictional perspective, presented in four chapters: Mother, Teacher, Actress, Writer/Researcher, which aimed to reflect on the author-researcher's journey through the places of investigation that allowed her to launch dialogues on the proposed theme. To discuss the baby and its relationship with the transitional object, Winnicott's theoretical assumptions were used. Regarding aesthetic and language education, the work was based on Bakhtin and the Circle with their writings on chronotope, dialogism and studies of ethics and aesthetics. The methodology used was qualitative, privileging processes of authorial creation, both in the works Wind and Rain and in the recurring show and autofictional text. The research sought to understand how the aesthetic education of babies occurs in relation to theater and literature for babies | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação - Literatura infantojuvenil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estética - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Vento e chuva : teatro e literatura na educação estética de bebês | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: