Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Iared, Valéria Ghisloti, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Flávia Pitareli da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96636 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96636 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Valéria Ghisloti Iared | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O tema biodiversidade vêm ganhando cada vez mais atenção das mídias sociais, isso ocorre devido ao cenário atual da evidente perda da biodiversidade e de habitats naturais que estão ocorrendo nos últimos anos. A antropização dos ambientes decorrentes do crescimento populacional, usos desenfreados do solo, entre outros impactos ambientais, estão relacionados com o desequilíbrio socioambiental enfrentado atualmente. O termo biodiversidade foi apresentado em 1986 pelos cientistas Walter G. Rosen e Edward O. Wilson e divulgado durante um evento chamado de National Forum on BioDiversity (Fórum Nacional sobre Biodiversidade), desde então tornou-se um assunto de extrema importância e relevância para a comunidade acadêmica, principalmente devido aos problemas ao que se refere a conservação da biodiversidade, a educação ambiental, por sua vez, é uma relevante ferramenta para a conservação da biodiversidade. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise cienciométrica das concepções de biodiversidade nos periódicos nacionais de educação ambiental. Desta forma, espera-se que este trabalho ajude na compreensão do papel da educação ambiental na conservação da biodiversidade, promovendo reflexões e estratégias que integrem ciência, educação e sustentabilidade no cenário nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The biodiversity issue is gaining more and more attention from society, and is occurring due to the current scenario of the evident loss of biodiversity and natural habitats that is occurring in recent years. The anthropization of two environments due to population growth, uncontrolled use of only, among other environmental impacts,are related to the socio-environmental imbalance currently faced. The term biodiversity was presented in 1986 by scientists Walter G. Rosen and Edward O. Wilson and disseminated during an event called the National Forum on BioDiversity, since then it became a matter of extreme importance and relevance for a academic community, mainly due to the problems that refer to conservation of Biodiversity, environmental education, in turn, is a relevant tool for the conservation of biodiversity. In this way, the present work aims to carry out a scientometric analysis of the concepts of biodiversity in the national newspapers of environmental education. In this way, it is hoped that this work will help in understanding the role of environmental education in biodiversity conservation, promoting reflections and strategies that integrate science, education and sustainability in the national context | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da vida | - |
Título: dc.title | Análise cienciométrica das concepções de biodiversidade nos periódicos nacionais de educação ambiental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: