
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ragnini, Elaine Cristina Schmitt, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Slobodzian, Flávio Miguel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:08:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:08:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96630 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96630 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Elaine Cristina Schmitt Ragnini | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 31/03/2025 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Psicologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação investiga o mal-estar vivenciado por estudantes de pós-graduação sob uma perspectiva psicanalítica, tendo como eixo central o conceito de Ideal do Eu em Freud e Lacan. Para tratar do tema partimos da experiência vinda do atendimento clínico realizado no âmbito do Centro de Atenção à Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ambulatório de saúde mental que atende a comunidade universitária. O conceito Ideal do Eu, juntamente com o Supereu, está diretamente relacionado ao sentimento de culpa e de inferioridade na teoria psicanalítica, o que o torna fundamental para compreender o fenômeno da autocobrança exarcebada, frequentemente observado na clínica com estudantes de pós-graduação. Esse conceito também apresenta uma relevante dimensão social, que possibilita articular o sofrimento desses estudantes à racionalidade neoliberal, marcada pela ênfase na produtividade e no desempenho. Como estratégia de pesquisa, inicialmente foi realizada uma ampla revisão do conceito de Ideal do Eu nas obras de Freud e Lacan. Em seguida, abordamos dois casos clínicos que permitiram dar maior materialidade às questões relacionadas ao mal-estar vivenciado por esses estudantes. Por fim, discutem-se os limites e as potencialidades da prática psicanalítica no atendimento a alunos de pós-graduação, evidenciando caminhos possíveis para enfrentar o sofrimento nesse contexto | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation investigates the malaise experienced by graduate students from a psychoanalytic perspective, focusing on the concept of the Ego Ideal in the works of Freud and Lacan. To address this topic, we draw on the clinical experience gained at the Health Care Center of the Federal University of Paraná (UFPR), a mental health outpatient clinic serving the university community. The concept of the Ego Ideal, together with the Superego, is directly linked to feelings of guilt and inferiority in psychoanalytic theory, making it essential for understanding the phenomenon of excessive self-criticism frequently observed in graduate student clinical work. This concept also has a significant social dimension, enabling a connection between these students’ suffering and neoliberal rationality, characterized by an emphasis on productivity and performance. As a research strategy, we began with a comprehensive review of the Ego Ideal in Freud’s and Lacan’s writings. We then presented two clinical cases that lend greater concrete substance to the issues surrounding the malaise experienced by these students. Finally, we discuss the limits and potentialities of psychoanalytic practice in working with graduate students, highlighting possible ways of addressing their distress in this context | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de pós-graduação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Self (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Título: dc.title | O mal-estar na pós-graduação : o ideal do eu e a clínica psicanalítica com estudantes de mestrado e doutorado | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: