Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Valentim da, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Bica, Gabriela Schenato, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Przybycien, Julimeiry da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:00:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:00:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96626 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96626 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Valentim da Silva | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Gabriela Bica | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho é apresentado como uma carta aos futuros educandos da próxima turma da Especialização em Alternativas para uma Nova Educação. Nele, faço um relato reflexivo sobre minha trajetória, desde a graduação em Licenciatura em Ciências na UFPR, setor Litoral, até a decisão de ingresso na especialização, destacando a minha (trans)formação pessoal e profissional. Enfatizo a importância do coletivo, do diálogo e da valorização da diversidade de saberes. Ao longo da carta, narro vivências marcantes que ocorreram durante a especialização, que me ensinaram a importância de resistir, recomeçar e ousar como educadora. Compartilho também o desenvolvimento do meu projeto "Semeando Saberes para a Educação do Futuro", no qual implemento ações educacionais inspiradas no livro "Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro", de Edgar Morin, e na ecoformação de Gaston Pineau, buscando semear uma cultura de paz entre crianças e a comunidade da UFPR. Finalizo abordando a integração do meu projeto com outros da especialização, culminando na "I Vivência Guardiões do Território". Concluo projetando meu futuro na educação, com esperançar e compromisso em continuar contribuindo para práticas educacionais transformadoras. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Paraná | - |
Título: dc.title | Carta aos futuros aneanos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: