Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pagnan, Nina Amalia Brancia | - |
Autor(es): dc.contributor | Tanhoffer, Edson Antonio, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Ita Márcia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:44:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:44:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96624 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96624 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª. Nina Amália Brancia Pagnan | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Edson Tanhofer | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 21/03/2025 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Teoria da Evolução, desde sua formulação por Charles Darwin e publicação em "A Origem das Espécies" em 1859, representa um marco crucial para a ciência. No entanto, ao longo do tempo, enfrentou desafios e a disseminação de informações equivocadas, especialmente na evolução humana. Um equívoco comum é a ideia de que os seres humanos descendem diretamente dos macacos, simplificando a complexidade da trajetória evolutiva dos hominídeos. Este trabalho de conclusão busca fornecer subsídios aos professores de Biologia, integrando conhecimento teórico com o uso de modelos didáticos em impressão 3D. A intenção é superar as barreiras identificadas no ensino da evolução humana, tornando-o mais eficiente e significativo. Foram produzidas réplicas em 3D de seis crânios, acompanhadas de uma sequência de atividades investigativas para apoiar o ensino. As atividades propostas visam aprofundar o entendimento dos alunos, desmistificando conceitos errôneos. Este recurso educacional pretende estimular e apoiar os professores, especialmente em Santa Catarina, na utilização da tecnologia 3D para aulas investigativas de Biologia. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes, incentivando-os a serem agentes autônomos no processo de aprendizagem. Espera-se que essa abordagem contribua significativamente para a formação científica dos estudantes, preparando-os para compreender e discutir temas relacionados à evolução humana de maneira reflexiva e fundamentada | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Theory of Evolution, since its formulation by Charles Darwin and publication in "The Origin of Species" in 1859, represents a crucial milestone for science. However, over time, it has faced challenges and the spread of misinformation, especially in human evolution. A common misconception is the idea that humans are directly descended from apes, simplifying the complexity of the evolutionary trajectory of hominids. This final paper seeks to provide subsidies to Biology teachers, integrating theoretical knowledge with the use of didactic models in 3D printing. The intention is to overcome the barriers identified in the teaching of human evolution, making it more efficient and meaningful. 3D replicas of six skulls were produced, accompanied by a sequence of investigative activities to support teaching. The proposed activities aim to deepen the students' understanding, demystifying misconceptions. This educational resource aims to stimulate and support teachers, especially in Santa Catarina, in the use of 3D technology for investigative Biology classes. The objective is to arouse the interest of students, encouraging them to be autonomous agents in the learning process. It is expected that this approach will contribute significantly to the scientific training of students, preparing them to understand and discuss topics related to human evolution in a reflective and reasoned way | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evolução humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão tridimensional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia Geral | - |
Título: dc.title | Uso de réplicas em 3D para o ensino de evolução humana | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: