Rotação por estações e os fenótipos complexos : explorando o diabetes do tipo 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTureck, Luciane Viater, 1984--
Autor(es): dc.contributorOliveira, Carolina Sales de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorMatei, Jéssica Crecencio-
Autor(es): dc.creatorSouza, Ana Paula Babireski de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:40:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:40:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96620-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96620-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Luciane Viater Tureck-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Me. Carolina Sales de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A incidência do Diabetes Mellitus está em ascensão devido a grande urbanização, industrialização e consequentes mudanças do estilo de vida da população. O tipo 2 dessa doença é uma condição que afeta milhões de pessoas e é em grande parte influenciada por fatores genéticos e ambientais. A predisposição genética desempenha um papel importante, mas a obesidade, a falta de atividade física e a dieta inadequada são fatores de risco significativos para a doença. O ensino-aprendizagem do fenótipo multifatorial, como é o caso do Diabetes tipo 2, representa um desafio para o professor e para o aluno, devido à complexidade do assunto. Assim, as metodologias ativas, a exemplo da rotação por estações, surgem como alternativa para o método tradicional de ensino, tendo como finalidade melhorar o processo do ensino-aprendizagem. Neste sentido, o objetivo geral do presente trabalho foi elaborar e aplicar uma estratégia de ensino de rotação por estações, tendo como contexto o diabetes do tipo 2, para a abordagem sobre fenótipos complexos, a fim de disponibilizar aos professores da área uma alternativa didática. Para isso, foram desenvolvidas quatro estações: "Hábitos alimentares", "Fisiologia do Diabetes tipo II", "Atividade Física" e "Fenótipo Multifatorial" e a metodologia foi aplicada para alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. A aula iniciou com uma breve apresentação sobre diabetes sem o aprofundamento dos mecanismos e características da doença. Em seguida, a turma foi dividida em quatro grupos e cada um se dirigiu a uma estação, para o desenvolvimento das atividades por aproximadamente 30 minutos. Em cada uma das estações, os alunos responderam aos questionários de assimilação dos assuntos. Antes e após a atividade também responderam aos questionários relacionados à avaliação do conteúdo e a metodologia aplicada. Ao final, verificou-se que os temas de suscetibilidade genética e fenótipo multifatorial da doença foram os mais assimilados pelos alunos, com um acréscimo de 9% de citações sobre tais tópicos nos questionários pós aplicação quando comparado com os questionários iniciais. Ademais, cerca de 91% dos estudantes avaliaram que o método proposto de ensino contribuiu muito para o entendimento das relações envolvidas no desenvolvimento do diabetes tipo 2. Assim, foi constatado que a metodologia ativa com rotações por estações apresentou resultados positivos, tanto para o engajamento dos alunos na temática quanto no processo de aprendizagem-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectGenética-
Palavras-chave: dc.subjectDiabetes-
Título: dc.titleRotação por estações e os fenótipos complexos : explorando o diabetes do tipo 2-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.