
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alle, Lupe Furtado | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Bojarski, Wesley Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:36:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:36:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96617 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96617 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Lupe Furtado Alle | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A Evolução Biológica detém caráter integrador nas Ciências Biológicas, crucial para a compreensão deste campo. Porém, seu ensino-aprendizado perpassa problemáticas como a complexidade da teoria, carência de materiais didáticos e formação inicial inadequada. O ensino investigativo possui o potencial de aproximar os discentes da prática científica, enquanto o ensino argumentativo e jogos didáticos facilitam a compreensão de assuntos complexos. Objetivou-se investigar, a partir do desenvolvimento de um jogo didático investigativo e argumentativo, a aprendizagem de Evolução Biológica, construção de argumentos e a relevância e usabilidade de tal no jogo no Ensino Superior. A pesquisa apresentou abordagem quase-experimental e enfoque quali-quantitativo. A amostra consistiu em duas turmas de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná- UFPR, com 36 participantes (N=36). Aplicou-se um questionário prévio às turmas, seguido da aplicação do jogo didático "Detetives da Evolução", que propõe uma investigação, e argumentação pelo Padrão Argumentativo de Toulmin (TAP). Durante o jogo, gravou-se o áudio das conversas. Após, foi aplicado um questionário posterior para comparações pós intervenção. Os questionários avaliaram tanto conceitos, quanto argumentação e percepções do jogo (escala likert). As análises se deram por testes estatísticos (Mann-Whitney e Fisher) para as questões fechadas, por combinações do TAP para a argumentativa e por Análise de Conteúdo Temática para as abertas e para a transcrição dos áudios. Para as percepções foi apresentada a descrição. Não obteve-se diferença significativa no aprendizado de conceitos pós intervenção, apesar de aumento percentual. Evidenciou-se a melhora dos argumentos após o jogo, com menos respostas não argumentativas e mais justificativas e apoios para as alegações. As questões abertas demonstraram sobretudo sensações positivas ao jogar-se e a relevância e aceitação para o ensino de Evolução Biológica. As percepções de adaptabilidade para o Ensino Básico, divertimento, motivação e uso na graduação foram majoritariamente de concordância. O estudo contribui para a progressão das discussões sobre o ensino argumentativo, visto o potencial que detém, sobretudo em Evolução, e frente a carência de trabalhos o abordando. Corrobora para testes mais rigorosos com jogos didáticos. Bem como, colabora para o desenvolvimento de uma estratégia de ensino alternativa para Evolução Biológica, considerando adequações no material, e para o incentivo a novas. Assim, sugere-se estudos com amostra maior, adequações no jogo, ao menos dois avaliadores para os argumentos e que o jogo seja utilizado ou testado dentro de um estratégia de aulas que aproveitem seu potencial, para verificar as mudanças conceituais, pois o aprendizado de Evolução é gradativo e contínuo | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evolução | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Técnica | - |
| Título: dc.title | Detetives da evolução : um jogo didático investigativo e argumentativo para o ensino-aprendizagem de Evolução Biológica no Ensino Superior | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: