Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavalieri, Marco Antônio Ribas, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Archela, Danielle Cristina Guizzo, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Bárbara de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:15:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:15:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96590 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96590 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio Cavalieri Ribas | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Profa. Dra Danielle Guizzo | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 06/03/2025 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As Ciências Econômicas são uma área dominada por homens, possuindo uma grande disparidade de gênero em todas as suas instâncias, incluindo entre os docentes da disciplina. No Brasil, o cenário é semelhante, mesmo que haja estruturas diferentes das presentes em outros países, como os Estados Unidos. Assim, esta tese explora os desafios enfrentados pelas mulheres acadêmicas na área no Brasil, buscando compreender os desafios e barreiras que enfrentam e os motivos para tal diferença de interesse. Através de entrevistas semiestruturadas e um questionário, analisa-se as particularidades da experiência feminina brasileira na área sob uma ótica feminista, com o auxílio de teorias sociológicas e psicológicas de estereótipos de gênero e masculinidades em ambientes de trabalho para interpretá-las. A partir disso, identificamos, dentre outras coisas, as dificuldades e as estratégias de sobrevivência que acabam adotando para sobreviver em um ambiente de trabalho hostil, bem como as percepções que tem da disciplina e de si mesmas e se elas estão em consonância. No final, analisa-se os principais pontos e sugere-se algumas mudanças que podem ser feitas para alterar o cenário | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Economics is a male dominated field, with a huge gender gap around the world in all instances, including Academia. Brazil is no exception to this rule, even with all the differences in institutional scructures when compared to other countries like the United States. Thus, this dissertation dells on the challenges faced by women professors of Economics in Brazil, trying to understand the challenges and barriers women face in academia. Using semi structured interviews and a survey, we investigate women’s experience using a Feminist approach, with the help of sociological and psychological theories of gender stereotypes and masculinities in workplaces. After this analysis, we identify, amongst other things, the difficulties and the survival strategy to the aggressive climate within the departments, as well as the self-perception of these Professors and how it conflates with the stereotypical views of Economics. Finally, we point out the main findings and give some suggestions of actions to make the field more inclusive | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estereótipos (Psicologia social) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crescimento e Desenvolvimento Econômico | - |
Título: dc.title | Mulheres economistas no Brasil : desafios em um campo dominado por homens | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: