Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Lara Brunelle Almeida, 1994- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Graduação em Gestão de Turismo | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Erick Henrique Alves Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96578 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96578 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Lara Brunelle Almeida Freitas | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Gestão de Turismo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Em um contexto globalizado, a comunicação eficaz é essencial para atender às expectativas dos turistas e fortalecer a competitividade dos destinos turísticos. Assim, este trabalho objetiva verificar a necessidade de adesão ao aprendizado de um segundo idioma pelos estudantes de Gestão de Turismo da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Por meio de uma metodologia aplicada e abordagem qualiquantitativa, com revisão bibliográfica e questionário semiestruturado direcionado aos discentes de Gestão de Turismo, egressos e profissionais do turismo. Identificou-se que a falta de capacitação linguística é um desafio recorrente, e que existe uma alta demanda pelo público investigado no referido estudo da inclusão desse conhecimento no cotidiano acadêmico, seja por meio da volta dos módulos na matriz curricular, seja por oficinas e atividades extracurriculares. Conclui-se que a integração de módulos de língua estrangeira na formação acadêmica e treinamentos profissionais é uma estratégia indispensável para atender às demandas do mercado e consolidar destinos turísticos como acolhedores e competitivos, numa realidade em que o domínio de idiomas eleva a percepção de qualidade e fidelização dos turistas | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda língua | - |
Título: dc.title | A necessidade de profissionais bilíngues : o caso do curso de gestão de turismo da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: