Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campos, Elisangela de, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Guergolet, Beatriz Borba | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:52:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96569 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96569 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Elisângela de Campos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2025 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação em Ciências e em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação investiga como as relações afetivas influenciam os processos de ensino e aprendizagem nas disciplinas do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O problema de pesquisa parte da constatação de que, embora afetividade e aprendizagem estejam intrinsecamente relacionadas, essa dimensão segue marginalizada no contexto do ensino superior, especialmente nas áreas de exatas.Com o objetivo de analisar os sentidos atribuídos pelos estudantes às experiências afetivas vividas nas disciplinas de matemática, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza a Análise do Discurso de orientação francesa, conforme proposta por Eni Orlandi. Os dados foram produzidos por meio de grupos focais com discentes regularmente matriculados, considerando critérios de diversidade e disponibilidade para participação. A análise organizou-se em cinco núcleos temáticos: relação com a matemática; ansiedade e autoestima acadêmica; sentimento de pertencimento; experiências com professores; e práticas pedagógicas. Os resultados indicam que experiências afetivas negativas , como medo, insegurança e desamparo comprometem a aprendizagem e a permanência. Por outro lado, relações marcadas por escuta, acolhimento e vínculo emocional favorecem o engajamento e ressignificam a relação com o saber matemático. Conclui-se que a afetividade é uma dimensão constitutiva da aprendizagem e que práticas pedagógicas sensíveis aos afetos dos estudantes podem romper com lógicas excludentes, contribuindo para um ensino de matemática mais humano, inclusivo e comprometido com a permanência e o pertencimento no ensino superior | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation investigates how affective relationships influence teaching and learning processes in the courses offered by the Department of Mathematics at the Federal University of Paraná (UFPR). The research problem stems from the recognition that, although affectivity and learning are intrinsically related, this dimension remains marginalized in higher education, especially in the fields of exact sciences. Aiming to analyze the meanings attributed by students to their affective experiences in mathematics courses, the study adopts a qualitative approach and draws on French Discourse Analysis, as proposed by Eni Orlandi. Data were produced through focus groups with regularly enrolled students, considering criteria of diversity and willingness to participate. The analysis was organized into five thematic categories: relationship with mathematics; academic anxiety and self-esteem; sense of belonging; experiences with professors; and pedagogical practices. The results indicate that negative affective experiences—such as fear, insecurity, and helplessness—compromise both learning and student retention. On the other hand, relationships marked by listening, care, and emotional connection foster engagement and enable the re-signification of the relationship with mathematical knowledge. It is concluded that affectivity is a constitutive dimension of learning and that pedagogical practices sensitive to students' emotions can challenge exclusionary logics, contributing to a more humanized, inclusive, and committed approach to mathematics education in higher education | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crenças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | A importância das relações afetivas na aprendizagem discente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: