
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ono, Lucy, 1976- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Köhler, Andressa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96540 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96540 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Lucy Ono | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Defesa : Curitiba, 14/03/2025 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O ensino médio brasileiro vem passando por uma reorganização curricular e estrutural, que busca o desenvolvimento de competências e habilidades. Para isso, os professores devem estar atualizados com aulas estimulantes, que permitam que o docente seja um mediador do conhecimento e não apenas um transmissor de conteúdo. No ensino de biologia, é necessária a preparação de aulas para o desenvolvimento do pensamento científico voltado à resolução de problemas da sociedade. Nesse sentido, a abordagem investigativa é a estratégia que culmina na apresentação de um problema e um conjunto de condições para que o estudante levante hipóteses, experimente e consiga chegar a conclusões. Nessa modalidade, podem-se utilizar diferentes ferramentas, inclusive estratégias lúdicas, que fomentem a curiosidade e a socialização. Na biologia, uma das áreas de grande desenvolvimento e impacto na sociedade, mas abstrata, é a biotecnologia. De maneira inconsciente, ela está presente desde os primórdios da humanidade. Um domínio que vem ascendendo é a tecnologia do DNA recombinante, com diversas aplicabilidades, como a produção de proteínas específicas, enzimas, vacinas, dentre outros. Portanto, merece destaque nas aulas do ensino médio. Esse projeto propõe o desenvolvimento de um e-book contendo uma sequência didática investigativa para o ensino da tecnologia do DNA recombinante, e informações extras acerca de temas recorrentes da biotecnologia, de uma maneira descontraída e lúdica, voltado ao auxílio pedagógico para professores. Considerando a falta de material relacionado a abordagens investigativas na área, o trabalho se justifica e poderá desempenhar um papel de suporte no processo de ensino-aprendizagem. Como resultado, foram escritos 8 capítulos no e-book, abordando desde o contexto histórico do desenvolvimento da biotecnologia, suas áreas de atuação, produtos como vacinas, testes de DNA, células-tronco e clonagem, tecnologia do DNA recombinante, além de uma introdução ao ensino por abordagens investigativas e uma sequência para ensino da tecnologia do DNA recombinante, na qual se encontra disponível a proposta de um jogo de Role Playing Game (RPG) intitulado "The Mistery: Salvando Vidas". O livro foi elaborado na plataforma Canva e contou com levantamento de informações confiáveis como referencial. Por fim, o material busca auxiliar os docentes de biologia em aulas que tem como base a biotecnologia, propondo atividades com abordagens investigativas | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The Brazilian high school system has been undergoing a curricular and structural reorganization intended to developing competencies and skills. For this, teachers need to stay updated with stimulating classes, allowing them to be mediators of knowledge rather than mere content transmitters. In biology teaching, the preparation of classes for the development of scientific thinking aimed at solving societ’s problems is necessary. In this sense, the investigative approach is a strategy that culminates in the presentation of a problem and a set of conditions for students to formulate hypotheses, experiment, and arrive at conclusions. In this modality, a variety of tools may be used, including playful strategies that promote curiosity and socialization. In biology, one area of great development and impact on society, yet abstract, is biotechnology. Unconsciously, it has been present since the dawn of humanity, and one domain that has been ascending is recombinant DNA technology, with diverse applications, such as the production of specific proteins, enzymes, vaccines, among others. Therefore, it deserves emphasis in high school classes. This project proposes the development of an e-book containing an investigative didactic sequence for teaching recombinant DNA technology, as well as additional information about recurring biotechnology themes, presented in a relaxed and playful manner to aid teachers pedagogically. Considering the lack of material related to investigative approaches in this field, this work is justified and can support the teaching-learning process. As a result, 8 chapters were written in the e-book, covering the historical context of the development of biotechnology, its areas of activity, products such as vaccines, DNA testing, stem cells and cloning, recombinant DNA technology, as well as an introduction to teaching through investigative approaches and a sequence for teaching recombinant DNA technology, in which the proposal for a Role Playing Game (RPG) entitled "The Mistery: Saving Lives" is available. The book was created on the Canva platform and relied on reliable information as a reference. Finally, the material seeks to assist biology teachers in classes based on biotechnology, proposing activities with investigative approaches | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didatica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | DNA recombinante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia Geral | - |
| Título: dc.title | E-book sobre abordagem investigativa no ensino de biotecnologia na educação básica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: