
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cifuentes, José Carlos, 1954- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
| Autor(es): dc.creator | Bankersen, Luana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:32:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:32:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96464 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96464 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. José Carlos Cifuentes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa realiza uma análise histórico-epistemológica da relação entre matemática e arte, tomando como referência as obras de artistas como Leonardo Da Vinci, Paul Cézanne, Pablo Picasso, Wassily Kandinsky, Piet Mondrian e Maurits Cornelis Escher. Evidencia-se, inicialmente, a existência de uma via dupla de interação entre matemática e arte, na qual uma área influencia e inspira a outra, e discute-se o caráter diurno e noturno da ciência, seguindo a filosofia de Gaston Bachelard. Além disso, explora-se o conceito de abstrato segundo as perspectivas de Platão e Aristóteles, estabelecendo bases para o desenvolvimento teórico do estudo. No capítulo principal, investigou-se em que medida os artistas refletem a ciência de seu tempo em suas obras, por meio de um apanhado histórico-epistemológico que relaciona aspectos matemáticos com a produção artística. Ressalta-se que o foco maior está na ciência, e não na arte em si. Por fim, o trabalho apresenta uma breve reflexão sobre a interdisciplinaridade entre arte e matemática, destacando suas interconexões ao longo da história | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research conducts a historical-epistemological analysis of the relationship between mathematics and art, referencing the works of artists such as Leonardo Da Vinci, Paul Cézanne, Pablo Picasso, Wassily Kandinsky, Piet Mondrian and Maurits Cornelis Escher. Initially, it highlights the existence of a two-way interaction between mathematics and art, where one field influences and inspires the other, and discusses the dual nature of science, described as "daytime" and "nighttime", following Gaston Bachelard's philosophy. Additionally, it explores the concept of the abstract from the perspectives of Plato and Aristotle, establishing a theoretical foundation for the study. The main chapter investigates how artists reflect the science of their time in their works through a historical-epistemological overview that links mathematical aspects to artistic production. It is emphasized that the primary focus lies on science rather than art itself. Finally, the study offers a brief reflection on the interdisciplinarity between art and mathematics, highlighting their interconnections throughout history | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matematica na arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - História | - |
| Título: dc.title | A interdisciplinaridade entre matemática e arte : subsídios para uma abordagem histórico-epistemológica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: