Potencializando o ensino de Botânica na Educação Básica através da exploração criativa do laminário escolar

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Autor(es): dc.contributorAmano, Erika, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorPedroso, Pedro Augusto Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:18:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:18:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96461-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96461-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Erika Amano-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O ensino de Botânica enfrenta desafios históricos e pedagógicos, como a prevalência de abordagens teóricas e expositivas que dificultam a compreensão prática dos conteúdos pelos estudantes. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um guia didático para o uso do laminário escolar, uma ferramenta que permite a observação de estruturas internas das plantas por meio de lâminas histológicas, visando potencializar o ensino de Botânica na Educação Básica. Para isso, foram realizadas análises detalhadas das lâminas disponíveis, oriundas de escolas municipais de Curitiba, organizando-as em grupos taxonômicos e de órgãos vegetais. O guia foi estruturado em seções que incluem introdução, orientações práticas sobre o uso do laminário e conteúdos didáticos enriquecidos com fotografias, ilustrações das estruturas observadas. O material desenvolvido busca atender às demandas de professores e alunos, promovendo uma abordagem descritiva, capaz de tornar o ensino de Botânica mais acessível, dinâmico e significativo. Ao analisar o laminário destacaram-se a baixa diversidade de espécies e órgãos representados nos laminários escolares analisados, com lacunas significativas, como a ausência de Pteridófitas e sementes, por exemplo. Para superar essas limitações, o trabalho também propõe a inclusão de espécies representativas da flora brasileira e de estruturas vegetais pouco exploradas, além de oferecer estratégias pedagógicas que conectam os conceitos botânicos à realidade dos estudantes. Conclui-se que o guia didático contribui para a superação de entraves no ensino de Botânica, ao integrar teoria e prática e incentivar o uso de recursos pedagógicos inovadores-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPlantas - Anatomia-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Título: dc.titlePotencializando o ensino de Botânica na Educação Básica através da exploração criativa do laminário escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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