
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rios, Flavia Sant'Anna, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Estevam, Melissa Spíndola | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:20:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:20:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96460 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96460 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Flavia Sant'Anna Rios | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A falta de infraestrutura laboratorial adequada em muitas escolas brasileiras dificulta a realização de aulas práticas no ensino de Ciências da Natureza, resultando em uma predominância de aulas teóricas e expositivas. Essa limitação reduz as oportunidades de aprendizagem ativa e investigativa, essenciais para o desenvolvimento de habilidades científicas nos estudantes. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um laboratório virtual interdisciplinar, focado em Biologia Forense, como recurso pedagógico para promover práticas investigativas e interativas no Ensino Médio a despeito da existência de laboratórios, microscópios, vidrarias e reagentes nas escolas . O laboratório virtual foi elaborado para abordar conteúdos como Biologia Celular, Histologia, Microbiologia e técnicas de microscopia, possibilitando a simulação de experimentos e análises relacionadas a temas de Ciências e Biologia, dentro de um contexto investigativo para solucionar o mistério de uma morte fictícia. A metodologia empregada consistiu no \desenvolvimento da plataforma digital e a testagem da sua funcionalidade por professores da educação básica e alunos de graduação. Esses educadores e estudantes utilizaram o laboratório virtual e forneceram feedback sobre sua usabilidade, potencial pedagógico e integração no contexto escolar. Os resultados indicaram que o laboratório virtual tem grande potencial para auxiliar professores a superar algumas barreiras estruturais, proporcionando uma alternativa prática e acessível para trabalhar conceitos biológicos de forma dinâmica. Apesar das limitações, como a necessidade de dispositivos digitais e acesso à internet, a ferramenta oferece uma proposta viável para tornar o ensino mais interativo, prático e centrado no aluno, contribuindo para estimular o interesse dos estudantes pela investigação científica. Embora não se possa afirmar conclusivamente que a plataforma promove a alfabetização científica por meio dos métodos aplicados no presente trabalho, ela foi concebida com essa finalidade e apresenta possibilidades promissoras para fomentar uma abordagem ativa e exploratória no aprendizado de Ciências e Biologia | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia celular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Histologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Microbiologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parasitologia | - |
| Título: dc.title | Laboratório virtual interdisciplinar de biologia forense para o ensino de ciências da natureza | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: