Laboratório virtual interdisciplinar de biologia forense para o ensino de ciências da natureza

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRios, Flavia Sant'Anna, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorEstevam, Melissa Spíndola-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:20:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:20:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96460-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96460-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Flavia Sant'Anna Rios-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A falta de infraestrutura laboratorial adequada em muitas escolas brasileiras dificulta a realização de aulas práticas no ensino de Ciências da Natureza, resultando em uma predominância de aulas teóricas e expositivas. Essa limitação reduz as oportunidades de aprendizagem ativa e investigativa, essenciais para o desenvolvimento de habilidades científicas nos estudantes. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um laboratório virtual interdisciplinar, focado em Biologia Forense, como recurso pedagógico para promover práticas investigativas e interativas no Ensino Médio a despeito da existência de laboratórios, microscópios, vidrarias e reagentes nas escolas . O laboratório virtual foi elaborado para abordar conteúdos como Biologia Celular, Histologia, Microbiologia e técnicas de microscopia, possibilitando a simulação de experimentos e análises relacionadas a temas de Ciências e Biologia, dentro de um contexto investigativo para solucionar o mistério de uma morte fictícia. A metodologia empregada consistiu no \desenvolvimento da plataforma digital e a testagem da sua funcionalidade por professores da educação básica e alunos de graduação. Esses educadores e estudantes utilizaram o laboratório virtual e forneceram feedback sobre sua usabilidade, potencial pedagógico e integração no contexto escolar. Os resultados indicaram que o laboratório virtual tem grande potencial para auxiliar professores a superar algumas barreiras estruturais, proporcionando uma alternativa prática e acessível para trabalhar conceitos biológicos de forma dinâmica. Apesar das limitações, como a necessidade de dispositivos digitais e acesso à internet, a ferramenta oferece uma proposta viável para tornar o ensino mais interativo, prático e centrado no aluno, contribuindo para estimular o interesse dos estudantes pela investigação científica. Embora não se possa afirmar conclusivamente que a plataforma promove a alfabetização científica por meio dos métodos aplicados no presente trabalho, ela foi concebida com essa finalidade e apresenta possibilidades promissoras para fomentar uma abordagem ativa e exploratória no aprendizado de Ciências e Biologia-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia celular-
Palavras-chave: dc.subjectHistologia-
Palavras-chave: dc.subjectMicrobiologia-
Palavras-chave: dc.subjectParasitologia-
Título: dc.titleLaboratório virtual interdisciplinar de biologia forense para o ensino de ciências da natureza-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.