Uma proposta de aprendizagem baseada em problemas para o ensino de neurofisiologia no ensino-médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartynhak, Bruno Jacson, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorHeinz, Ludmila Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96458-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96458-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Bruno Jacson Martynhak-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Nas escolas, as neurociências contemplam principalmente o estudo da neuroanatomia e da neurofisiologia, abordando aspectos morfológicos e funcionais do Sistema Nervoso. Frequentemente conceitos das neurociências são discutidos no dia a dia, entretanto, por tratar de conceitos abstratos e complexos existem dificuldades em torno do seu aprendizado. Nesse cenário, ressalta-se, a importância da alfabetização em neurociência, que mune os estudantes contra a desinformação, fortalecendo o pensamento crítico. A partir disso, o presente trabalho apresenta uma proposta didática de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), para o ensino de neurofisiologia aos estudantes do ensino médio, por meio de uma metodologia ativa. Uma vez que, a aprendizagem mecânica e de memorização, sem considerar o papel ativo aluno no processo de ensino, são características associadas dificuldade em compreender conceitos de neurofisiologia. Foi construído uma ABP com 9 passos, a partir da adaptação das 7 etapas descritas na literatura. A ABP apresenta um problema em forma de narrativa fictícia denominada "O cérebro de Cris", protagonizada por Cris e seu contexto adolescente de mudanças. Isso, com o objetivo de abordar a estrutura do neurônio, sinapse e estruturas do cérebro a partir da perspectiva de mudanças no cérebro adolescente. Tal tema pretende engajar e motivar os estudantes na ABP, a partir da narrativa, despertando a curiosidade para a resolução do problema. A ABP elaborada baseou-se na habilidade EM13CNT301 proposta na Base Nacional Comum Curricular, que busca de forma geral desenvolver a construção de questões, hipóteses, interpretações e avaliação de situações-problema sob uma perspectiva científica-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectNeurofisiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleUma proposta de aprendizagem baseada em problemas para o ensino de neurofisiologia no ensino-médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.