Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lorenzetti, Leonir, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Sivico, Mayki Jardim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Taques, Giuliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:48:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:48:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96455 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96455 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: : Prof. Dr. Leonir Lorenzetti | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Me. Mayki Jardim Sivico | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A genética, apesar de sua importância crescente e presença nas diretrizes curriculares, enfrenta desafios pedagógicos devido à sua complexidade e abstração. O Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) como um espaço para a troca de experiências entre educadores e pesquisadores se torna, no âmbito do ensino de genética, um espaço ímpar para o desenvolvimento e resolução dos tais desafios que vêm sendo enfrentados. O trabalho se baseou em um estudo qualitativo envolvendo uma revisão sistemática da produção das oito edições do ENEBIO, mapeando 118 trabalhos que atendiam aos critérios de inclusão correlatos com o ensino de Genética. Os resultados indicaram uma predominância de estudos voltados para o Ensino Médio (50%), com ênfase nos conteúdos de Conceitos Básicos de Genética (28,8%) e Genética Molecular (22,9%). Observou-se que a maioria dos trabalhos foi desenvolvida em instituições públicas (89%), destacando-se a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) como a instituição com o maior número de contribuições. As análises permitiram categorizar os trabalhos em três grupos principais: Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas e Didáticas (68,64%), Pesquisas de Natureza Teórica (13,55%) e Diálogos na Formação Inicial e Continuada de Professores (17,79%). Identificou-se um aumento gradual na quantidade de trabalhos relacionados ao desenvolvimento de práticas pedagógicas e didáticas, refletindo um interesse crescente em metodologias inovadoras para o ensino de genética, como modelos didáticos, recursos lúdicos e sequências didáticas. As pesquisas de natureza teórica destacaram-se pela análise de livros didáticos, currículos e materiais educacionais, evidenciando a preocupação com a adequação conceitual e pedagógica dos conteúdos. Os estudos voltados para a formação de professores enfatizaram a necessidade de fortalecer a formação inicial e continuada, abordando desafios específicos do ensino de genética e promovendo práticas reflexivas e inovadoras. O trabalho aponta sobre a necessidade contínua de fortalecer a formação de professores e diversificar as abordagens pedagógicas no ensino de genética, visando superar as dificuldades inerentes ao conteúdo e promover uma aprendizagem significativa. Espera-se que os resultados desta análise sirvam como ponto de partida para reflexões que possam contribuir para a melhoria contínua do ensino de genética na Educação Básica, especialmente no contexto atual em que a compreensão da genética tem impacto direto em áreas da saúde pública, alimentação e meio ambiente | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetica - Pesquisa | - |
Título: dc.title | O ensino da genética no Brasil : uma análise dos trabalhos apresentados no ENEBIO | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: