O ensino da genética no Brasil : uma análise dos trabalhos apresentados no ENEBIO

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Autor(es): dc.contributorLorenzetti, Leonir, 1967--
Autor(es): dc.contributorSivico, Mayki Jardim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorTaques, Giuliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:48:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:48:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96455-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96455-
Descrição: dc.descriptionOrientador: : Prof. Dr. Leonir Lorenzetti-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Me. Mayki Jardim Sivico-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A genética, apesar de sua importância crescente e presença nas diretrizes curriculares, enfrenta desafios pedagógicos devido à sua complexidade e abstração. O Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) como um espaço para a troca de experiências entre educadores e pesquisadores se torna, no âmbito do ensino de genética, um espaço ímpar para o desenvolvimento e resolução dos tais desafios que vêm sendo enfrentados. O trabalho se baseou em um estudo qualitativo envolvendo uma revisão sistemática da produção das oito edições do ENEBIO, mapeando 118 trabalhos que atendiam aos critérios de inclusão correlatos com o ensino de Genética. Os resultados indicaram uma predominância de estudos voltados para o Ensino Médio (50%), com ênfase nos conteúdos de Conceitos Básicos de Genética (28,8%) e Genética Molecular (22,9%). Observou-se que a maioria dos trabalhos foi desenvolvida em instituições públicas (89%), destacando-se a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) como a instituição com o maior número de contribuições. As análises permitiram categorizar os trabalhos em três grupos principais: Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas e Didáticas (68,64%), Pesquisas de Natureza Teórica (13,55%) e Diálogos na Formação Inicial e Continuada de Professores (17,79%). Identificou-se um aumento gradual na quantidade de trabalhos relacionados ao desenvolvimento de práticas pedagógicas e didáticas, refletindo um interesse crescente em metodologias inovadoras para o ensino de genética, como modelos didáticos, recursos lúdicos e sequências didáticas. As pesquisas de natureza teórica destacaram-se pela análise de livros didáticos, currículos e materiais educacionais, evidenciando a preocupação com a adequação conceitual e pedagógica dos conteúdos. Os estudos voltados para a formação de professores enfatizaram a necessidade de fortalecer a formação inicial e continuada, abordando desafios específicos do ensino de genética e promovendo práticas reflexivas e inovadoras. O trabalho aponta sobre a necessidade contínua de fortalecer a formação de professores e diversificar as abordagens pedagógicas no ensino de genética, visando superar as dificuldades inerentes ao conteúdo e promover uma aprendizagem significativa. Espera-se que os resultados desta análise sirvam como ponto de partida para reflexões que possam contribuir para a melhoria contínua do ensino de genética na Educação Básica, especialmente no contexto atual em que a compreensão da genética tem impacto direto em áreas da saúde pública, alimentação e meio ambiente-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectGenetica - Pesquisa-
Título: dc.titleO ensino da genética no Brasil : uma análise dos trabalhos apresentados no ENEBIO-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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