
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ieger, Eliana Maria, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Secretariado | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Mirian Ramos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tamioso, Pâmela Talita Kieuteka | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Fernanda de Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96408 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96408 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.ª Me. Eliana Maria Ieger | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Graduação em Tecnologia em Secretariado | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p.40 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A Agência UFPR Internacional recebe, de diversos países e programas, alunos que vêm estudar na Universidade Federal do Paraná. O programa de mobilidade acadêmica é uma oportunidade não só para aqueles que saem, mas para aqueles alunos que recebem esses intercambistas. O objetivo central do trabalho é analisar os benefícios da "internacionalização em casa", ademais se propõe a produzir um guia para que alunos voluntários possam auxiliar os intercambistas de forma mais assertiva durante todo o período da mobilidade. Utilizando-se da análise de projetos correlatos, pesquisa descritiva e a troca de informações com partícipes de mobilidade acadêmica, foi desenvolvido um documento que detalha do início ao fim do programa, ações e informações que beneficiam alunos e voluntários durante a experiência de intercâmbio. Para a produção do layout do guia foi analisado o público-alvo e desenvolvido a partir da concepção do protocolo | - |
| Descrição: dc.description | Resumen : La Agencia UFPR Internacional recibe, de diversos países y programas, alumnos que vienen a estudiar en la Universidade Federal de Paraná. El programa de movilidad académica es una oportunidad no sólo para aquellos que salen en movilidad, sino para aquellos alumnos que reciben a estos intercambistas. El objetivo central del trabajo es hacer un análisis de los beneficios de la "internacionalización en casa", además se propone la producción de una guía para que los alumnos voluntarios puedan auxiliar a los intercambistas de manera más asertiva durante todo el período de movilidad. Utilizando análisis de proyectos correlacionados, búsqueda descriptiva e intercambio de información con partícipes de movilidad académica. Fue desarrollado un documento que propone a detalle, de inicio a fin del programa, acciones e información que beneficia alumnos y voluntarios durante la experiencia de intercambio. Para la producción del layout de esta guía fue analizado el público y desarrollada a partir de la conceptuación del protocolo | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Secretariado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de intercâmbio de estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Globalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Voluntariado | - |
| Título: dc.title | Protocolo de apadrinhamento do aluno intercambista na UFPR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: