Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alle, Lupe Furtado | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Allan Felipe Chicanoski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96403 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96403 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Lupe Furtado Alle | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O ensino de genética enfrenta desafios significativos devido à abstração dos conceitos e à falta de estratégias pedagógicas inovadoras. Este trabalho propõe uma abordagem lúdica e interativa para superar essas dificuldades, por meio do desenvolvimento de um jogo de tabuleiro baseado no universo de Harry Potter. O jogo integra conceitos fundamentais de genética, como as Leis de Mendel, interações alélicas, mutações e epistasia, aos elementos narrativos da saga, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente. A herança mágica, um dos temas centrais do jogo, é utilizada como analogia para ilustrar fenômenos genéticos, contextualizando conceitos científicos em um universo fictício amplamente reconhecido. O projeto inclui a criação de um tabuleiro, cartas temáticas, regras e mecânicas alinhadas aos objetivos pedagógicos, visando facilitar a compreensão e promover o interesse dos estudantes. Este trabalho demonstra o potencial dos jogos educativos para enriquecer o ensino de ciências, conectando o conteúdo acadêmico ao imaginário popular de forma inovadora e eficaz | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Título: dc.title | De Hogwarts à Genética: integrando o ensino de genética com a magia de Harry Potter | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: