
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Silka, Alicia Sofia Tempesta Brasil | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96308 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96308 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O ensino de micologia (estudo de fungos) na educação básica pode influenciar ou definir a visão sobre fungos de indivíduos adultos leigos no assunto. Em diversas dissertações de pesquisa há a menção de impressões errôneas ou incompletas de alunos concluintes do ensino médio sobre o tema fungos. Os diferentes estudos sobre o ensino de temas relacionados a fungos na educação básica não incluem revisões, mas sim pesquisas originais, faltando uma síntese sobre os trabalhos. Revisões sistemáticas são revisões de literatura que atendem a uma pergunta clara e são pautadas em filtragem e análise da literatura de forma claramente descrita. O objetivo geral deste estudo reside em realizar um mapeamento da abordagem sobre o ensino de fungos, na educação básica, presente no catálogo de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES). . Em termos metodológicos, a presente pesquisa foi realizada no primeiro semestre do ano corrente, por meio de uma busca de trabalhos durante o período de 2018 a 2023 no repositório de teses e dissertações da CAPES, incluiu os critérios de nível educacional (educação básica) e tema (micologia) sendo encontrados 27 trabalhos que compõem o corpus de análise, que é examinado pelo referencial da Análise de Conteúdo. Os resultados de dissertações analisadas foram organizados em três categorias, a saber: i) entrevistas, ii) material didático e iii) diferentes abordagens, as quais indicam uma tendência a mais estudos com alunos do ensino médio e de recomendações de trabalhos para usar metodologias ativas. Conclui-se que há alguns erros conceituais passados adiante na educação básica que podem ser corrigidos com a divulgação dos temas de micologia | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fungos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de conteúdo (Comunicação) | - |
| Título: dc.title | Mapeamento das pesquisas sobre o ensino de fungos no catálogo de teses e dissertações da CAPES | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: