Jornal Antenados! : projeto experimental de telejornalismo e educomunicação para público infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Myrian Del Vecchio de, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorSchneider, Thaís Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:42:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:42:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96306-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96306-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mirian Del Vecchio de Lima-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho consiste num projeto experimental de telejornalismo para público infantil, com viés educomunicativo, que resultou em um telejornal para crianças apresentado por personagens (fantoches) e com reportagens feitas com a participação de repórteres-mirins. A proposta surge a partir de uma lacuna existente no telejornalismo brasileiro atual - que raramente contempla esse público -, e trabalha com pautas e linguagem especiais para crianças, ao mesmo tempo em que mostra os bastidores da produção de um telejornal, através de discussões entre os personagens e inserções do tipo making of. Assim, o programa visa a trazer informações sobre assuntos de interesse das crianças, como temas do cotidiano e de sua realidade local, com possibilidade de sugestão de pautas por parte do próprio público. Sua fundamentação reside . nas teorias do telejornalismo e da educomunicação1 com foco em participação e educação para a mídia. O desenvolvimento do projeto conta com as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica sobre telejornalismo, programas infantis, experiências já realizadas em telejornalismo para crianças dentro e fora do Brasil, Educomunicação e exemplos de participação infantil na mídia; produção de roteiro e criação de personagens para programa piloto; preparação das crianças convidadas como repórteres-mirins, através de oficina sobre telejornalismo; produção, gravação e edição do programa piloto; avaliação do programa piloto junto a grupo de crianças e repórteres-mirins, com questionário por escrito; redação de apreciação sistemática dos resultados e principais aprendizados obtidos ao longo do projeto-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf VOB IFO-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Palavras-chave: dc.subjectTelejornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo e educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducomunicação-
Título: dc.titleJornal Antenados! : projeto experimental de telejornalismo e educomunicação para público infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.