Práticas interdisciplinares de ensino em Agroecologia e Educação Ambiental nos anos finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMurata, Afonso Takao, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorLordello, Júlia Diório-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:06:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:06:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96303-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96303-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Afonso Takao Murata-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A atual crise socioambiental desencadeou em uma necessidade emergente de situar a Educação Ambiental de maneira interdisciplinar na escola brasileira. Sendo o atual modelo de agricultura agroquímica e industrial um dos grandes responsáveis pela emergência dessa crise, a Agroecologia se configura como uma possibilidade de contribuição a essa temática. O presente trabalho se caracterizou como um processo de imersão e pesquisa no Colégio Estadual Casemiro Karman, a partir do qual se diagnosticou demandas de sua comunidade, demandas essas que forneceram subsídio para a elaboração e execução de um curso de extensão em agroecologia e educação ambiental, promovido pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (CEPEA) da Universidade Federal do Paraná, com estudantes dos anos finais do ensino fundamental no mês de dezembro de 2022. Para análise do curso foram aplicados dois questionários, um no início das atividades no Colégio Casemiro Karman e outro, substancialmente igual ao primeiro, foi aplicado ao final das atividades no colégio. A partir da análise dos resultados do curso de extensão foram elaboradas práticas interdisciplinares de educação ambiental replicáveis nos anos finais do ensino fundamental-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectCiências (Ensino fundamental)-
Título: dc.titlePráticas interdisciplinares de ensino em Agroecologia e Educação Ambiental nos anos finais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.